Levantamento

Paulo Guedes é o ministro recordista em pedidos de convocação na Câmara

Legislativo também pediu o comparecimento de Moro e Weintraub por mais de 30 vezes, casa

Por Fransciny Alves
Publicado em 05 de outubro de 2020 | 20:21
 
 
Paulo Guedes Foto: TV Brasil

Mesmo não estando mais na Esplanada dos Ministérios, Sergio Moro (ex-Justiça e Segurança Pública) e Abraham Weintraub (ex-Educação) figuram entre as três autoridades do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) que mais foram alvos de requerimentos de convocação de deputados na Câmara para dar explicações sobre ações das pastas e declarações. 

Eles somente “perdem” para o ministro da Economia, Paulo Guedes, que permanece no posto. De janeiro do ano passado até agora foram protocolados no Legislativo 57 pedidos de convocação.

Os dois ex-ministros deixaram o governo esse ano. Weintraub se desligou por conta própria em junho após desgaste com Legislativo, Judiciário e membros do próprio governo em função de falas polêmicas. 

Isso, inclusive, é objeto de pelo menos dez dos 36 requerimentos apresentados contra ele. Em uma ocasião, Weintraub chamou os ministros do Supremo Tribunal Federal de (STF) de “vagabundos” e disse que eles deveriam estar na “cadeia”. Já pedidos para convocação de Moro foram feitos em 31 oportunidades.