Deputado

Petista quer cancelar decreto de Bolsonaro que dispensa visto de americanos

Segundo Reginaldo Lopes, o texto coloca o brasileiro de joelhos perante a estes países e enfraquece de forma ridicularizadora a soberania nacional

Por Lucas Ragazzi
Publicado em 20 de março de 2019 | 15:16
 
 

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) quer cancelar o decreto do governo federal que dispensa o visto de visita de turistas americanos, australianos, japoneses e canadenses, confirmado no início desta semana pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Na avaliação do petista, que apresentou um projeto de decreto legislativo na noite de terça-feira (19), o texto "coloca o brasileiro de joelhos perante a estes países e enfraquece de forma ridicularizadora a soberania nacional".

No argumento, Reginaldo Lopes ainda afirma que "é improvável que algum desses quatro países retribua a medida brasileira num futuro próximo. Liberar um país de visto sem receber contrapartidas era algo proibido pela legislação brasileira até 2017. A nova Lei de Migração, daquele ano, abriu essa possibilidade".

Ainda na terça, o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, comemorou e elogiou o decreto do governo, afirmando que a medida impulsionaria o mercado do turismo internacional no país.