Corrida eleitoral

Ministro vê superexposição e "hiperemoção" em alta de Marina

Levantamento do Datafolha mostrou que Dilma e Marina têm 34% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) tem 15%

Sex, 29/08/14 - 23h48

O empate entre Dilma Rousseff e Marina Silva verificado nesta sexta-feira (29) em pesquisa Datafolha se deve à comoção pela morte do ex-governador Eduardo Campos e à exposição midiática que a ex-ministra do Meio Ambiente teve após a tragédia. A avaliação é do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, responsável pela articulação do Planalto com movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil.

O levantamento do Datafolha mostrou que Dilma e Marina têm 34% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) tem 15%. Na sondagem anterior, feita entre 14 e 15 de agosto, Dilma, Marina e Aécio tinham, respectivamente, 36%, 21% e 20%.

Em entrevista após evento com militantes no Recife, Carvalho disse que o resultado de Marina era esperado e que a surpresa foi a queda de Aécio.

"Marina teve uma exposição no 'Jornal Nacional' nesse tempo que é mais do que todo o programa eleitoral dela. Isso conta muito, ainda mais em situação hiperemocional como aquela. E, além disso, teve o aspecto do impacto da morte [de Eduardo Campos, então cabeça da chapa, em um acidente aéreo no último dia 13]", afirmou.

Para ele, somente as pesquisas feitas em uma semana ou dez dias farão uma radiografia mais precisa das intenções de voto.

"Você tem os programas eleitorais avançando mais, portanto fazendo campanha, e você tem, digamos, uma estabilização e uma depuração do que é esse impacto da emoção e da exposição excessiva", disse o ministro petista.

Carvalho também afirmou que, com o tempo, Marina vai expor "contradições de difícil solução". "Acho que, na medida em que a campanha avança, o debate em torno do programa de governo da Marina, que me surpreendeu hoje negativamente - não estou fazendo um ataque, estou fazendo uma análise - também vai colocar algumas contradições", afirmou Gilberto Carvalho.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Folhapress