ELEIÇÕES 2022

Moro será investigado por mudança de domicílio eleitoral para São Paulo

Notícia-crime acusa o ex-ministro de não possuir residência física e nem vínculos com a capital paulista

Seg, 16/05/22 - 20h51

Ouça a notícia

O Ministério Público Eleitoral (MPE) determinou a abertura de um inquérito, pela Polícia Federal, para investigar o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e sua esposa, Rosângela Moro, por suposto crime eleitoral ao terem transferido o título de eleitor de Curitiba para São Paulo.

A decisão atende a uma notícia-crime enviada por uma empresária, no início de abril, que acusa o casal de não possuírem residência fixa e nem vínculos com a capital paulista. A denúncia acusa Moro de ter falsificado comprovante de residência.

Sergio Moro transferiu o título logo após se filiar ao União Brasil, no fim de março. Após ter tido a pré-candidatura à presidência da República negada pelo partido, ficou definido que ele pode concorrer a algum cargo por São Paulo nas eleições.

A defesa do ex-juiz argumenta que desde novembro de 2021, quando se filiou ao Podemos,  Moro estabelece São Paulo como sua base política. 

“Passa a residir na capital paulista, no Hotel Intercontinental, cumprindo agendas semanais em São Paulo”, diz a defesa.

Para efetuar a mudança de domicílio, o ex-ministro da Justiça incluiu como residência um flat no Itaim Bibi, bairro da Zona Sul de São Paulo, onde alega ter um contrato de locação.

O ex-juiz já havia sido intimado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a dar explicações pela mudança de domicílio. Uma ação movida pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) pede o cancelamento da transferência.

"Tenho ainda diversos laços com São Paulo, entre eles o fato de ter recebido a maior honraria do Estado de SP, a Grã Cruz da Ordem do Ipiranga, em seu grau mais elevado", afirmou Moro na ocasião.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.