Recado

Negociações param se Silveira virar líder do Bolsonaro, diz presidente do PT

Deputado estadual Cristiano Silveira, presidente do PT em Minas, avalia que se senador Alexandre Silveira se tornar líder do governo no Senado, aliança entre as siglas fica inviabilizada

Seg, 16/05/22 - 05h00

Após ter colocado o nome do deputado federal Reginaldo Lopes como pré-candidato para o Senado, o PT de Minas está em modo de espera. A palavra de ordem entre os petistas é aguardar pelo próximo movimento do PSD. “A bola está com o PSD, que tem que decidir se quer ir com Bolsonaro ou com Lula”, avalia o presidente do PT em Minas, deputado Cristiano Silveira. 

Na avaliação do parlamentar, não houve mudança nas condicionantes colocadas pelo PT para negociar o apoio à candidatura de Kalil. “A discussão agora está em nível nacional, entre a presidente Gleisi Hoffmann e o presidente Gilberto Kassab. O movimento de Alexandre Silveira não traz nenhum prejuízo para o PT, o maior prejudicado é Kalil”, avalia. 

A condição do PT é manter a candidatura de Reginaldo ao Senado, e os petistas não cobram que seja retirada a candidatura de Silveira. Porém, Cristiano ressalta que a aproximação de Silveira com o governo Bolsonaro pode interromper as negociações entre os dois partidos.

“Se o Silveira se tornar líder do Bolsonaro, entendo que as condições de continuar as negociações vão se perder. O ambiente de diálogo fica prejudicado. Se o presidente do partido assumir a liderança do Bolsonaro, é um recado de que não há disposição de construção conosco. Nesse caso, entendo que o maior prejudicado é o candidato do PSD, Kalil”, afirma Cristiano. 

Segundo a assessoria do senador Alexandre Silveira, seu nome vem sendo lembrado no Palácio do Planalto pela proximidade e bom relacionamento de o parlamentar mineiro tem com ministros do governo federal, mas ainda não houve um convite formal. 

O senador foi questionado pela reportagem se descarta a possibilidade de assumir o cargo de liderança de Bolsonaro no Senado, mas não respondeu até a publicação desta matéria. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.