Ambientalismo Questionado

Nome de Marina Silva é retirado de lista de personalidades de Fundação Palmares

Ex-ministra é a segunda a ser retirada de lista que distingue personalidades negras de fundação que "promove e preserva valores culturais decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira"

Ter, 13/10/20 - 15h35
POLITICA . BELO HORIZONTE , MG A ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva participa de palestra em Belo Horizonte FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 26.01.2018 | Foto: Lincon Zarbietti / O Tempo

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, afirmou que excluiu o nome da ex-candidata à Presidência e ex-ministra Marina Silva da lista de personalidades negras da instituição.

"Marina Silva foi excluída da lista de personalidades negras da Fundação Cultural Palmares. Marina não tem contribuição relevante para a população negra do Brasil. Disputar eleições não é mérito. O ambientalismo dela vem sendo questionado e não é o foco das ações da instituição", escreveu Camargo em post no Twitter nesta terça (13).

Marina não é a primeira a ter seu nome retirado da lista por determinação de Camargo. No começo do mês, ele informou que retirou o da deputada federal e candidata do PT à Prefeitura do Rio, Benedita da Silva.

Além de negar reiteradamente a ocorrência de racismo estrutural no país, Camargo já defendeu o fim do feriado da Consciência Negra, a extinção do movimento negro e chegou a afirmar que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" de escravizados no país.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.