Eleições 2022

Nova convenção do PROS revoga candidatura de Marçal e caso será discutido no TSE

Ala pró-Lula reassumiu o comando da legenda, mas candidato insiste em continuar na disputa

Dom, 07/08/22 - 14h56
Pablo Marçal foi escolhido por ala que perdeu o controle sobre o PROS na Justiça | Foto: Foto: Divulgação

Ouça a notícia

A nova convenção do PROS, realizada na sexta-feira (5), em Planaltina (DF), sob o comando de Eurípedes Júnior, revogou as candidaturas de Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra aos cargos de presidente e vice respectivamente. Eurípedes recuperou o comando por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e defende que a sigla se junte à coligação Brasil da Esperança, que já tem nove partidos unidos em torno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ala que comandava o partido até então, chefiada por Marcus Holanda, porém, já havia registrado a candidatura de Marçal e, por isso, o caso deve ser discutido na Justiça. A chapa de Lula foi inscrita no TSE inicialmente sem o PROS.

De acordo com atas enviadas pelo partido ao TSE neste sábado (6), a comissão da Executiva Nacional do partido se reuniu às 15h30 em Planaltina para deliberar sobre a revogação da candidatura de Marçal. Após a aprovação, uma convenção foi realizada às 18h do último dia do prazo, ratificando a anulação da candidatura e dando poderes para que o comando do partido decida os rumos da legenda. Como Eurípedes Jùnior já fechou com Lula, se ele vencer a batalha judicial a legenda estará com o petista, ajudando a engordar mais um pouquinho o horário eleitoral do ex-presidente.

Pablo Marçal, porém, tem alegado que não vai desistir da candidatura e que lutará até o fim. Ele afirma que já foi registrado, que a candidatura já tem CNPJ e que, por isso, não pode mais ser afastado da disputa. Aliados de Marçal também afirmam que a convenção de sexta-feira (5) não teria cumprido os prazos legais para a realização.

A batalha pelo comando do PROS já registrou várias reviravoltas. Eurípedes, o fundador da sigla, ganhou a disputa na primeira instância. Contudo, uma decisão no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) devolveu o comando da sigla para Marcus Holanda. No domingo (31), o ministro jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), novamente colocou Eurípedes no comando. Dois dias depois, porém, outra decisão do STJ mudou de novo a presidência do PROS. Na sexta-feira, porém, horas antes da convenção em Planaltina, o ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, deu nova vitória a Eurípedes Júnior. O grupo de Marçal e Holanda espera, porém, quer reverter a decisão no plenário do TSE na próxima semana.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.