Críticas

Para Gilmar Mendes, Weintraub protagonizou 'fuga cinematográfica'

Ministro do Supremo afirmou que a situação pesa contra a imagem do Brasil como nação

Qui, 25/06/20 - 10h22

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes chamou de "fuga um tanto quanto cinematográfica" a saída do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub do país após deixar a Esplanada dos Ministérios. A declaração foi dada em entrevista ao canal CNN Brasil.

"Ele saiu em uma fuga um tanto quanto cinematográfica. De fato, isso é muito ruim para o governo. O governo tem que melhorar muito todo o seu sistema interno de controle para não se expor a todas essas situações. isso fala muito mal de nós como nação. Acredito, de qualquer forma, que a sua saída explica um pouco o seu desempenho pífio no Ministério da Educação. É o final de um triste episódio. Mas acho que foi uma medida elogiável do governo ter demitido um ministro por absoluta inépcia e incapacidade", completou Gilmar Mendes.

O minitro do STF ainda citou ainda as avaliações de que Weintraub teria sido o pior ministro da Educação da história recente do Brasil.

"Muitos de vocês têm dito que, enquanto a vista alcança, (Abraham Weintraub) teria sido talvez o pior ministro da Educação da história do Brasil. E deu aquele espetáculo tétrico naquela malfadada reunião [ministerial] em que ele, tendo minutos preciosos para informar o governo sobre o que estaria fazendo na área da educação, disse que prenderia vários vagabundos, inclusive vagabundos do STF", criticou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.