Menos espaço

Perdedores vão recorrer

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 11 de abril de 2013 | 00:28
 
 

Brasília. Dos oito Estados que vão perder vagas na Câmara Federal a partir da próxima Legislatura, seis já anunciaram que vão recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomada na última terça-feira.

As bancadas federais do Paraná, do Espírito Santo, do Piauí, de Pernambuco e da Paraíba e as Assembleias da Paraíba e do Rio Grande do Sul estão se articulando para questionar a determinação. “Nós lamentamos essa decisão e vamos recorrer dela, pois não vamos deixar que o povo da nossa pequenina Paraíba seja penalizado com a redução de representatividade”, disse o presidente do Legislativo do Estado, deputado Ricardo Marcelo (PEN).

Os outros dois Estados que também vão perder assento na Câmara são Alagoas e Rio de Janeiro. Dos oito que sairão perdendo, apenas o Piauí e a Paraíba passarão a ter dois parlamentares a menos; os demais Estados perderão uma cadeira.

Ao contrário da bancada federal de seu Estado, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que ter um deputado a menos na Câmara Federal “não faz diferença”. “Uma vaga a mais, uma vaga a menos não muda nada. O importante é termos representantes dignos, pessoas decentes que tenham consciência da responsabilidade do trabalho no Congresso”.