Minas incluída

PF anuncia novos chefes em oito Estados e no Distrito Federal

Superintendentes regionais conhecem nomes de seus diretores

Sáb, 15/05/21 - 03h00

A Polícia Federal (PF) anunciou ontem os nomes dos delegados que vão assumir as superintendências regionais de oito Estados, incluindo Minas Gerais, e do Distrito Federal. Parte das mudanças corresponde a cargos que ficaram vagos quando o diretor geral da PF, Paulo Maiurino, definiu a nova cúpula da corporação e o ministro da Justiça, Anderson Torres, montou sua equipe.

Anteontem, foi publicada no “Diário Oficial da União” a nova função do antecessor de Maiurino, o delegado Rolando Alexandre de Souza. Ele, que assumiu a chefia da PF em meio à crise da saída do então ministro Sergio Moro do governo Jair Bolsonaro, foi designado para ser adido da corporação na embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. A missão tem prazo de três anos.

Com relação às superintendências, no Distrito Federal ficou Hugo de Barros Correia; em Minas Gerais, Marcelo Sálvio Rezende Vieira; em Mato Grosso do Sul, Chang Fan; em Pernambuco, Daniel Grangeiro de Souza; no Rio Grande do Norte, Luiz Carlos Nóbrega Nelson; no Rio Grande do Sul, Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues; em Sergipe, Júner Caldeira Barbosa; no Amapá, Anderson de Andrade Bichara; e em Alagoas, Sandro Luiz do Valle Pereira.

Paulo Maiurino já havia feito mudanças nas superintendências de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Bahia, tudo com o aval do presidente Jair Bolsonaro.

Desde o ano passado, a PF se tornou motivo de controvérsias no governo. Em abril, o então ministro da Justiça, Sergio Moro, deixou o governo acusando o presidente de interferir no órgão, por interesses pessoais. A saída de Moro ocorreu após a exoneração do então diretor geral da corporação, Maurício Valeixo, que havia sido indicado por Moro.

Segundo o ex-juiz da Lava Jato, Bolsonaro o pressionava pela troca do comando por alguém a quem “pudesse ligar para colher informações” sobre investigações.

Minas Gerais

O novo chefe do órgão no Estado será o delegado Marcelo Sálvio Rezende Vieira, que antes era delegado regional executivo na própria superintendência mineira. Antes de vir para Minas, Vieira já chefiou as superintendências do Acre e do Amazonas, onde ficou por três anos e por sete meses, respectivamente, até agosto de 2017.

O então superintendente da PF em Minas, Cairo Duarte, foi nomeado para o segundo cargo da cúpula em Brasília. Ele assumiu a Diretoria Executiva, a convite de Maiurino. Dessa forma, desde o mês passado, o comando da superintendência em Minas estava vago. A posse de Marcelo Sálvio Rezende Vieira deve acontecer na próxima semana. (Com agências)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.