investigação

PF indicia mais três executivos de empreiteiras da Lava Jato

Foram indiciados o ex-presidente da construtora Queiroz Galvão Ildefonso Colares Filho e dois executivos da empresa Galvão Engenharia: Erton Medeiros Fonseca e Othon Zanoide de Moraes Filho

Ter, 09/12/14 - 18h05

A Polícia Federal indiciou nesta terça-feira (9) o ex-presidente da construtora Queiroz Galvão Ildefonso Colares Filho, de 66 anos, e dois executivos da empresa Galvão Engenharia: Erton Medeiros Fonseca, 54 anos, e Othon Zanoide de Moraes Filho, 55.

Para a PF, eles cometeram cinco crimes, entre eles fraude a licitações, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. O relatório policial é referente a um dos inquéritos da Operação Lava Jato, que descobriu um esquema de corrupção na Petrobras responsável por prejuízos de até R$ 10 bilhões.
A delegada Erika Mialik Marena, que assina o documento, sustenta que o esquema de corrupção do qual os executivos são suspeitos de fazer parte consistia em emissão de notas fiscais frias, contratos fraudulentos, formação de cartel e participação de doleiros.

A Lava Jato identificou superfaturamento em obras de Petrobras e pagamento de propina a ex-diretores da estatal. Entre eles, Paulo Roberto Costa, que comandava a área de Abastecimento.
Ele fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público e admitiu ter recebido suborno de empresários interessados nas licitações da petroleira.

Diretor da Galvão Engenharia, Erton Medeiros confessou "ter pago valores indevidos" ao doleiro Alberto Youssef, "por meio de contratos de consultoria fictícios", a pedido de Paulo Roberto Costa.
Youssef está preso, acusado de ser o principal operador financeiro das falcatruas.

Agora, caberá ao Ministério Público Federal decidir tem elementos suficientes para denunciar à Justiça os três nomes indiciados pela PF nesta terça.

Se condenados, Ildefonso Colares, Erton Medeiros e Othon Zanoide, diretor da Vital Engenharia, empresa do grupo Queiroz Galvão, podem pegar até 31 anos de prisão.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.