LEI 100

Pimentel vai a Brasília tentar evitar a demissão de 78 mil servidores

Ele pretende pedir um adiamento do julgamento da Lei 100 para que os servidores não sejam demitidos em abril

Qua, 04/03/15 - 12h32

O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel disse nesta quarta-feira (4) que irá embarcar para Brasília nas próximas horas para tentar junto ao ministro Dias Toffoli o adiamento do julgamento da Lei 100 para o fim do ano, para não prejudicar os servidores.

O embargo seria julgado já nesta quinta-feira (5) e, com isso, os servidores do Estado teriam que ser demitidos até o dia 1º de abril. A ida do governador a Brasília nesta quarta-feira é uma tentativa de se reverter este quadro e impedir a demissão dos servidores nesta data.

"Eu vou para Brasília à tarde para pedir ao ministro Dias Toffoli o adiamento do julgamento até o fim do ano, para achar uma situação mais confortável para os servidores. Mão que não se possa cumprir o prazo até abril. Poderíamos cumpri-lo, mas acho que é possível fazer com mais conforto e menos fricção com os servidores. De qualquer maneira, a decisão do STF será cumprida. Vamos certamente ter que abrigar estes servidores que serão exonerados de uma outra forma, mas não podemos como efetivos", disse Pimentel. 

Ao todo, são 98 mil os servidores atingidos pela inconstitucionalidade da Lei 100, mas destes, 20 mil poderia se aposentar. Isso significa que, caso o julgamento não seja adiado, 78 mil servidores do Estado deveriam ser demitidos no dia 1º de abril. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.