Influência

Planilha apreendida com Aécio lista cota de cargos federais

Alguns papéis traziam referência a um dos aliados de Aécio, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG)

Sex, 01/12/17 - 02h00

BRASÍLIA. A Polícia Federal (PF) apreendeu, no gabinete de Aécio Neves (PSDB-MG) no Senado, 14 folhas com planilhas que detalham indicações políticas a cargos nos mais diferentes órgãos da administração pública federal em Minas Gerais. Além disso, Aécio detinha um mapeamento de cargos da União disponíveis em Minas com as respectivas remunerações.

Um dos documentos traz a data de 10 de fevereiro de 2017, o que indica a influência do senador no governo do presidente Michel Temer. Os papéis foram apreendidos pela PF em 18 de maio deste ano, dia em que foi deflagrada a operação Patmos, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No mesmo dia, a PF fez buscas em imóveis ligados ao senador em Brasília, no Rio e em Minas e prendeu preventivamente a irmã dele, Andrea Neves.

Alguns papéis traziam referência a um dos aliados de Aécio, o deputado federal Paulo Abi-Ackel (MG). Neste caso, a planilha contém a indicação de “Cargos em Órgãos Importantes Brasília/Rio”. Meses depois, Abi-Ackel assumiu a relatoria da primeira denúncia contra Temer – por corrupção passiva. O primeiro relator, Sergio Zveiter, do PMDB, havia recomendado o prosseguimento da acusação, mas seu parecer foi derrotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O tucano mineiro, então, elaborou outro parecer, desta vez favorável a Temer, que foi aprovado pela CCJ e pelo plenário da Câmara em 2 de agosto.

Terceiros. A assessoria de Aécio disse que as planilhas dizem respeito a indicações de deputados federais de Minas, de vários partidos, encaminhadas a Aécio “para conhecimento”. 

Veja a nota na íntegra:

O levantamento sobre cargos, mencionado na matéria "Planilha apreendida com Aécio lista cota de cargos federais", refere-se a indicações feitas por deputados federais de vários partidos para cargos na administração federal e foi encaminhado ao senador, para conhecimento, por membros da bancada do Estado.

Note-se que a quase totalidade das indicações remonta aos governos do PT, como pode ser verificado nas datas que constam na lista. Não coube ao senador, portanto, fazer qualquer indicação para funções públicas em Minas ou em qualquer outro Estado.

Atualizada às 9h21, em 1º de dezembro de 2017.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.