Praça

Posse de governador no Palácio tem direção do cineasta Helvécio Ratton

O governador eleito Fernando Pimentel será acompanhado por 120 pessoas em sua caminhada até o Palácio da Liberdade

Ter, 30/12/14 - 19h45

A cerimônia de transmissão de cargo ao governador Fernando Pimentel (PT) terá uma pitada cinematográfica neste dia 1º de janeiro de 2015. A direção da solenidade no Palácio da Liberdade, que tem previsão de começar às 11h e duração de uma hora e trinta minutos, terá direção do premiado cineasta mineiro Helvécio Ratton.

O grande diferencial do evento, segundo Ratton, fica por conta da caminhada de Pimentel em tapete na alameda principal da praça da Liberdade. Tradicionalmente, os governadores eleitos realizam o percurso (da rua Gonçalves Dias à avenida Bias Fortes) sozinhos. O governador petista será, entretanto, acompanhado de aproximadamente 120 pessoas.

“Nossa ideia era fazer algo diferente. Há mudança de proposta política após 12 anos. De alguma forma, isso tem que se expressar. Depois de fazer a reverência à bandeira, com honras militares, ele vai caminhar até o Palácio da Liberdade com um grupo de pessoas que, ao longo da campanha, participaram e ajudaram a construir o programa de governo. Vamos mostrar a valorização das pessoas, a proposta de Pimentel governar ouvindo a população”, revelou o cineasta a O TEMPO.

Em função da posse de Pimentel, será retirada da praça a iluminação especial de Natal, que será recolocada após a cerimônia.

Telões circulares com imagens de Minas Gerais serão afixados junto às palmeiras, e a missão de cantar o Hino Nacional caberá a Titane, mineira de Oliveira (Oeste de Minas). Ela será acompanhada por 12 músicos. Sérgio Pererê é um dos integrantes da comitiva que acompanha o governador no cortejo pela alameda central da praça até o palácio. “Aceitei participar porque votei nele. Quero levar o sentido sagrado dos tambores de Minas com minha dança”, contou o artista.

Outra novidade da posse do governador petista é a proximidade do público com as grades do Palácio da Liberdade.

De acordo com Ratton, foi feito um acordo com a Polícia Militar para possibilitar contato mais direto da população com a sede histórica do governo, onde Pimentel receberá a faixa de governador de Alberto Pinto Coelho (PP).

Jogo rápido

Sem fila. O governador Fernando Pimentel não receberá cumprimentos porque viaja, no começo da tarde, para acompanhar a posse presidencial em Brasília. Haverá apenas um brinde.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.