Gestão

Prefeitura confirma programa de metas audacioso para BH

Administração da capital mineira pretende concluir as linhas 1 e 2 do metrô até o fim do mandato

Por Guilherme Reis
Publicado em 30 de maio de 2013 | 03:00
 
 

A Prefeitura de Belo Horizonte informou, ontem, que cumprirá propostas audaciosas do plano de governo apresentado por Marcio Lacerda (PSB), durante a eleição do ano passado, até 2016. Dentre as promessas estão a conclusão de duas linhas do metrô e o pleno funcionamento do Hospital Doutor Célio de Castro, no Barreiro.

Durante eleição municipal de 2012, Marcio Lacerda apresentou o Programa BH Metas e Resultados pautado em 12 áreas temáticas. No total, o programa reuniu mais de 500 propostas para a gestão de 2013 a 2016.

De acordo com a prefeitura, até 2016, a linha 1 do metrô, que vai da estação Eldorado, em Contagem, até a de Vilarinho, na região de Venda Nova, será ampliada e modernizada. A linha 2, que ligará o Barreiro ao bairro Nova Suíssa também “será concluída”.

Já a linha 3, que deve conectar a Lagoinha à Savassi só será implantada em 2017, quando o segundo mandato de Marcio Lacerda terá terminado.

Outro compromisso assumido por Marcio Lacerda é entregar, em pleno funcionamento, o Hospital Célio de Castro, na região do Barreiro em 2014. Essa obra foi prometida para ser entregue em 2012. A prefeitura informou que “a primeira etapa da obra já foi concluída, e a segunda etapa já foi iniciada”. A expectativa do governo é que o novo hospital atenda 10 mil consultas especializadas, 1.400 internações e 700 cirurgias mensais. Ainda no setor da saúde, a prefeitura prometeu fazer novas sete Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). Três estão em construção.


Na área da educação, a prefeitura garante que vai ofertar mais de 52 mil vagas para crianças de quatro e cinco anos e alcançar outras 19 mil vagas, em tempo integral, para crianças de até três anos. A prefeitura ainda quer ofertar 8.000 vagas para o ensino de música na rede municipal.

O BRT deverá chegar ao final de 2016 com cinco corredores concluídos. No entanto, apenas um deles já ficou pronto – o que liga as avenidas Antônio Carlos e Pedro I. Outro objetivo é construir um estacionamento subterrâneo com capacidade para 4.000 vagas na região central da cidade.


A quantidade de grandes obras e as propostas complexas de governo são tratadas pela prefeitura como “possíveis” de execução.

A coordenadora executiva do BH Metas e Resultados, Beatriz Góes, afirmou que “com exceção de uma ou outra ação, cuja previsão de conclusão já foi feita para depois de 2016, como a linha 3 do Metrô, por exemplo, as metas e os resultados são possíveis de ser realizados até 2016”.