Convidado ilustre

Presidente Lula é esperado na Grande BH, em evento na próxima semana

O petista deve participar da inauguração de uma fábrica de insulina em Nova Lima, na região metropolitana da capital mineira

Por Hermano Chiodi
Publicado em 16 de abril de 2024 | 16:24
 
 
Será a terceira visita do presidente neste ano Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) é esperado para participar da inauguração de uma fábrica de insulina localizada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (26). Petistas graduados dizem que a agenda ainda não está confirmada, “mas há enorme chance de ir nesta data”.

Depois de passar seu primeiro ano na presidência sem pisar nenhuma vez em território mineiro, o presidente resolveu intensificar as visitas ao Estado. Será a terceira vinda de Lula à Minas Gerais no primeiro semestre deste ano. 

O petista esteve em Belo Horizonte no início de fevereiro, para anunciar projetos e ações do governo federal para o Estado e depois retornou, em março, para inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, município do Alto Paranaíba.

A fábrica em Nova Lima, que pode ser inaugurada com a presença do presidente é vinculada à empresa de bioteconologia Biomm. O empreendimento recebeu investimentos de aproximadamente R$ 800 milhões para produzir um tipo de insulina utilizada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1.

A empresa tem, entre os membros do seu Conselho Administrativo, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que ocupou diversos cargos nas administrações petistas, inclusive o cargo de Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República durante o primeiro governo Lula. 

Cobranças

Apesar de ter intensificado a presença no Estado, Lula ainda não visitou as prefeitas Marília Campos (PT), de Contagem, e Margarida Salomão (PT), de Juiz de Fora. A cobrança de petistas por um maior envolvimento do presidente nas questões eleitorais de Minas Gerais pesou para que Lula iniciasse as visitas aos mineiros.

O presidente petista foi vitorioso no Estado na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, conforme petista do Instituto DATATEMPO, segue como um dos maiores influenciadores de voto entre os mineiros. Em Belo Horizonte, 24,8% dos eleitores estadia disposto a votar em um candidato indicado pelo petista e, em Contagem, 33% dos entrevistados dizem que poderiam seguir a recomendação do presidente.