Educação

PSL quer que estudantes com condições paguem por universidade pública

Presidente da legenda diz que PEC já está sendo elaborada e que vai pedir ajuda a Bolsonaro para que ela seja seja aprovada

Qui, 16/05/19 - 10h03

Deputados do PSL vão apresentrar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que estudantes com condições financeiras paguem mensalidade nas universidades públicas do país. A informação foi dada pelo presidente da legenda, o deputado federal Luciano Bivar, em meio às manifestações contra o contigenciamento de verbas na educação que ocorreram nessa quarta-feira.

“A gente está pretendendo que uma parte da universidade seja custeada, paga por alunos que têm condições. Por exemplo, se cortou 30%, vamos colocar 30% dos estudante que pagam”, disse Bivar em entrevista à Reuters.

O parlamentar disse que a PEC já está sendo elaborada e que vai pedir ajuda ao presidente Jair Bolsonaro para que ela seja seja aprovada. “Tem aqueles que entram numa cota de graça e outros que é numa cota pagando, mas tudo isso vai precisar de uma regulamentação”, explicou Bivar.  

O presidente do PSL também endossou as declarações de Bolsonaro, que, durante viagem aos Estados Unidos, chamou de “idiotas úteis” e “imbecis” os estudantes que participaram dos protestos em todo o país. 

“O presidente tem suas convicções, e dentro de suas convicções, ele entende que todo o sistema universitário tem um viés ideológico muito marcante. As pessoas que têm vindo à rua, muitas vezes, não são nem universitários. Isso é uma das razões para dizer que são massa de manobra”, pontuou o deputado.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.