Medida

Secretário diz que 'continua firme' na racionalização de água em presídios

O governo de Minas Gerais determinou que as penitenciárias limitem o uso de água para, no máximo, seis horas diárias

Ter, 10/12/19 - 15h03
Esquema ocorria na Penitenciária Nelson Hungria | Foto: Ramon Bitencourt / O TEMPO

Durante balanço das forças de segurança nesta terça-feira (10), o general Mário Araújo, secretário de Segurança de Minas Gerais, disse que o Estado "continua firme" na racionalização de água em presídios. Segundo o titular da pasta, a medida é para evitar desperdícios e gerar economia aos cofres públicos. 

Na visão do secretário, o que aconteceu e deve continuar acontecendo é a racionalização, que seria diferente de racionamento.

"Vamos buscar diminuir o custo desse empenho que pertence a toda sociedade. Por preso, o consumo estava maior que o cidadão comum e para isso buscamos racionalizar, buscando evitar desperdício e práticas inaceitáveis, como usar água para terapia, fazer piscina em cela. Várias mazelas. Estamos firmes na racionalização, tratando cada unidade de forma individualizada", afirmou o secretário.

Apesar da medida, Mário Araújo disse que vai tratar a população carcerária com humanidade, mas que vai tratar a economia do consumo de água nos presídios como faz na sua casa, "conferindo todo dia o hidrômetro", para não ter nenhuma irregularidade.

Entenda

Com o objetivo de cortar despesas, o governo de Minas Gerais determinou que as penitenciárias limitem o uso de água para, no máximo, seis horas diárias. A medida veio à público após um memorando, publicado no fim de novembro, e começou a valer no dia 1° de dezembro. 

Segundo o documento, as unidades teriam 60 dias para se adequar à norma do racionamento, podendo realizar uma redução gradual do período de água até fevereiro de 2020, quando o limite máximo deve ser atingido. Presídios que não estiverem aptos à realização do racionamento devem apresentar recurso ao Estado.

Em nota divulgada na última quinta-feira (5), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no entanto, suspendeu a medida. 

Segundo a Sejusp, por meio do Departamento Penitenciário, essa suspensão vale até que a área técnica possa avaliar as particularidades de cada uma das 197 unidades prisionais administradas pelo Estado.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.