POLÍTICA

Senador está cada vez mais só, diz Buarque

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 16 de julho de 2007 | 21:28
 
 

BRASÍLIA – O senador Cristovam Buarque (PDTDF) – que conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) no último sábado – afirmou que peemedebista reconhece falhas em sua defesa, mas nega qualquer desejo de deixar a presidência do Senado. “Ele está ficando cada vez mais só. Licenciar-se (hoje) é uma idéia mais próxima do que antes. Mas ele (Renan) acha que deixar a presidência, mesmo que provisoriamente, seria entregar os pontos”, afirmou o senador.

Cristovam condenou a possibilidade da defesa de Renan recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na opinião dele, é uma iniciativa que nega o papel do Senado. “Se ele (Renan) entrar no STF aí será negar o papel do Senado como instituição, pois ele é o presidente da Casa”, afirmou ele.

Segundo Cristovam, o ideal é que a Mesa Diretora do Senado – que se reúne hoje para definir se enviará os documentos de Renan para perícias mais detalhadas na Polícia Federal – não adie a decisão de dar encaminhamento ao processo de investigação. “Espero que os documentos sejam enviados imediatamente. Aí, será uma boa chance para ele (Renan) se licenciar. Eu disse isso para ele, no sábado”, disse.

Quórum

O senador teme que uma reunião da Mesa Diretora realizada na véspera do recesso parlamentar não tenha quórum. “Será que vai ter quórum? O senador Renan não está convencendo a opinião pública de sua inocência e está perdendo força entre os senadores”, afirmou. (Folhapress)