Hackers

Site da Câmara de BH volta a funcionar após invasão

Serviços do legislativo ficaram fora do ar e sessão da CPI da Covid foi interrompida

Qua, 03/11/21 - 17h09
Mensagem que apareceu brevemente após invasão do site da Câmara de BH. | Foto: Reprodução/Internet

O portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) retornou ao funcionamento na tarde desta quarta-feira (03), após um suposto “ataque hacker”. Por volta das 15h45 o serviço foi reestabelecido, totalizando aproximadamente 5 horas do “apagão” virtual.  

Devido ao problema no sistema, que aconteceu durante a transmissão da CPI da Covid, os depoimentos da comissão foram suspensos por 10 minutos, a partir das 10h19. Depois da interrupção, a transmissão online foi mantida no Youtube. Nos primeiros minutos após o portal sair do ar, a página inicial constava a mensagem "Site invadido por 99CR3W" e não era possível acessar os links internos. Serviços como a agenda dos parlamentares e comissões, notícias e proposições do legislativo foram interrompidos.  

De acordo com nota postada nas redes sociais da Casa Legislativa, a Coordenadoria de Informática da CMBH realizou o bloqueio do site. Às 14h30 desta quarta não era possível acessar o site e aparecia a mensagem “Site em manutenção”. De acordo com o comunicado, devido ao problema, as transmissões ao vivo das reuniões foram transferidas para o canal da CMBH no YouTube e o material seria recolocado no portal após o completo restabelecimento.   

O Tempo procurou a assessoria de imprensa da Câmara para saber o tempo total de desligamento do site, mas não recebemos retorno até a publicação desta reportagem.  

99CR3W 

Em uma página com 2 seguidores e que segue apenas 11 perfis no Twitter, o usuário “99CRE3W” possui apenas duas postagens, além de poucas respostas a outros usuários. Na biografia da rede social consta a descrição em inglês “just for fun”, apenas por diversão em português.  

Nas duas postagens do perfil, além de links para um site de hackers que registra a invasão de hoje, o usuário fala de outra invasão, desta vez ao site do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), do dia 29 de outubro. Na postagem, os supostos piratas da internet pedem desculpa ao IPSM por terem “desligado” o sistema da organização. O 99CR3W foi procurado por mensagem na rede social sobre o motivo do ataque, mas não respondeu até a publicação.  

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.