Paralelo 23

Toffoli suspende buscas da PF em gabinete de Serra no Senado

Decisão se deu após comando da Casa proibir agentes de entrarem no local

Por Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2020 | 11:58
 
 
Dias Toffoli Foto: Rosinei Coutinho / STF Divulgação

Após o Senado proibir os agentes da Polícia Federal de entrarem no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli suspendeu a ordem de busca no local, emitida pela Justiça eleitoral em São Paulo.

As buscas nos demais locais, assim como os mandados de prisão expedidos contra empresários investigados pela operação Paralelo 23 continuam válidos. Apenas a busca no gabinete foi afetada, após a advocacia geral do Senado indicar que não era lícito que se investigasse o gabinete de trabalho do senador sem que o STF se manifestasse.

Além do gabinete de Serra, também são alvos de mandados de busca o apartamento do senador e depois imóveis dele em São Paulo.

Em nota, ele negou qualquer irregularidade e condenou o que chamou de "espetacularização da investigações". Ele afirmou também que desconhece as acusações que lhe são imputadas.

Além dos 15 mandados de busca e apreensão, a polícia federal tenta cumprir quatro mandados de prisão contra empresários ligados a Serra.