Eleições 2022

Viana deve anunciar mudança de partido para disputar o governo de Minas

Senador está de saída do PSD - partido que deve lançar Kalil para o Palácio Tiradentes - e já negocia com pelo menos duas siglas

Sex, 26/11/21 - 15h20
Senador Carlos Viana | Foto: Ramon Bitencourt

O senador Carlos Viana (PSD-MG) deve divulgar até a próxima semana para qual partido deve ir para disputar o governo de Minas. Ele deixará o PSD já que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser o candidato da sigla a disputar o Palácio Tiradentes em 2022.

Viana afirmou que está em negociação com duas legendas, mas não quis adiantar quais são. Disse apenas que são dois partidos que não integram a base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Exatamente por isso o senador afirmou ter colocado seu cargo de vice-líder do governo no Senado à disposição, mas até agora ainda não foi substituído. “Eu coloquei meu cargo de vice-líder à disposição porque não vou apoiar o Bolsonaro em Minas. Eu vou para outro partido”, disse.

Ainda segundo o senador, o fato de o presidente estar em negociação com o PL, também acaba afastando os dois - pelo menos até o primeiro turno das eleições de 2022. “O presidente sabe que eu tenho razão porque ele fechou com o PL, e o PL em Minas está com o Zema, quer apoiar o governador”, completou.

Ainda segundo o senador, a sua permanência no PSD está descartada uma vez que, com a filiação ao PSD do ex-secretário de governo Kalil, Adalclever Lopes, a candidatura do prefeito ao governo ganha mais força na sigla.

E Viana não esconde de ninguém seu desejo de disputar o governo do Estado. Inclusive, já havia anunciado em agosto deste ano que, se não houvesse espaço para sua candidatura ao Palácio Tiradentes pelo PSD, ele mudaria de legenda.

Na época, ele tinha intenção de disputar a vaga de candidato dentro do próprio partido, mas agora já teria se decidido pela mudança de partido. Disse que já até comunicou ao presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Kassab teria pedido paciência ao senador, mas Viana quer decidir logo sua candidatura ao governo e disse que vem discutindo com os partidos aos quais pode vir a se filiar uma chapa forte em 2022.

Procurados, tanto Gilberto Kassab quanto o presidente do PSD em Minas, Alexandre Silveira, não responderam.

Com correção feita no dia 29/11/2021 às 12h52

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.