2014

Vídeo veiculado na internet anuncia golpe do Partido dos Trabalhadores nas eleições

Campanha que anucia ditadura comunista em 2014 tomou conta das redes sociais; a gravação se espalhou pelo Facebook e Twitter e tem dividido internautas

Sex, 17/05/13 - 03h00

Uma campanha contra um suposto “golpe comunista em 2014” tomou conta das redes sociais nos últimos dias. “Diga não ao golpe vermelho que ocorrerá em 2014”, afirma Daniela Schwery no vídeo que tem sido compartilhado por dezenas de internautas nas redes sociais.

Ao lado de um grupo de amigos, ela pede ajuda para que as pessoas se mobilizem contra o “segundo passo do PT”, fazendo referência à tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff nas eleições presidenciais do ano que vem.


A gravação se espalhou pelo Facebook e Twitter e tem dividido internautas. Alguns estão levando a sério as palavras de Daniela e outros acreditam se tratar de um vídeo de humor.


Apesar de parecer novata no mundo virtual, Daniela já é conhecida dos paulistas. Ela foi candidata a vereadora em São Paulo pelo PSDB, no ano passado, e apostou na campanha na rede para conquistar, principalmente, os eleitores mais jovens. Daniela não conseguiu se eleger com os 507 votos recebidos.


No vídeo, ela cita como inspiração para a campanha contra o “golpe de 2014” o movimento “Libertários”. O grupo foi fundado em Belo Horizonte em junho de 2009 e tem a pretensão de se tornar um partido em defesa do que chamam de “Libertarianismo”.


Segundo o próprio grupo, essa é uma “doutrina filosófica baseada nos princípios da não-agressão e da auto-propriedade”. Os “Libertários” possuem representantes em todo o país e buscam assinaturas suficientes para se transformarem em uma legenda.


Mesmo com a afinidade entre as ideias disseminadas nos vídeos de combate ao “golpe”, o grupo “Libertários” negou, ontem, por meio do Twitter, ter relação com a campanha promovida por Daniela.


A reportagem tentou falar com ela por meio da assessoria do PSDB de São Paulo, mas não obteve retorno. A sigla também negou ter qualquer relação com a “campanha”.


Vistos. O “temor” da gravação que tem sido compartilhado nas redes sociais não é novo. Em diversos blogs e canais no YouTube, é possível encontrar pessoas ou grupos que dão como certo o “golpe comunista” no ano que vem.


No canal de viés direitista “Moral Brasileira”, um vídeo intitulado de “Campanha dez anos do PT – ameaça de golpe de Estado” também afirma que os petistas pretendem instaurar o comunismo. O autor toma como base a propaganda eleitoral do partido, e avalia que frases como “alianças eternas com o povo” são a prova do “golpe”.

Resposta

Rede. Em resposta à campanha de Daniela Schwery, foi criado no Facebook um evento incentivando os internautas a darem “o maior golpe do planeta”
com quase 25 mil pessoas confirmadas.

 

 

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.