Pré-campanha

Visita de Bolsonaro a Juiz de Fora é temporariamente suspensa

Uma reunião nesta terça-feira (12) no Palácio do Planalto deve decidir se agenda será remarcada ou ajustada para um novo horário na mesma sexta

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 11 de julho de 2022 | 11:02
 
 
Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Sergio Lima/AFP

A princípio prevista para a próxima sexta-feira (15), a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi temporariamente suspensa. A agenda até então divulgada previa a ida de Bolsonaro à Convenção da Igreja Assembleia de Deus Madureira, assim como uma motociata ao lado de apoiadores. Há a expectativa de que uma nova data seja confirmada. Questionado por O TEMPO, o Palácio do Planalto não informou por que o compromisso foi cancelado, tampouco se será reagendado. 

A suspensão foi anunciada pela coordenadora do Direita Minas Juiz de Fora, Roberta Lopes Alves, ainda no sábado (9). “Hoje, às 19h30, a gente acabou de receber a notificação de que o presidente, infelizmente, por uma inviabilidade de agenda, não poderá estar em Juiz de Fora nesta sexta-feira, dia 15 de julho. Portanto, essa agenda será remarcada. Por ora, esta agenda está temporariamente cancelada”, divulgou. Já no último domingo (10), a informação foi confirmada pelo deputado estadual Bruno Engler (PL).

A agenda havia sido divulgada pelo senador Carlos Viana (PL), pré-candidato ao governo de Minas Gerais, na última quinta-feira (7). Na oportunidade, Viana detalhou que, em reunião com Bolsonaro e com o ex-ministro-chefe da Casa Civil General Braga Netto (PL), pré-candidato à vice-presidência, Juiz de Fora fora escolhida como uma das primeiras agendas da pré-campanha em Minas. 

A O TEMPO, a assessoria de Viana informou que uma reunião nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, definirá a agenda. Há a possibilidade de que a visita seja remarcada, ou, então, ajustada para um novo horário no mesmo dia.

A presença de Bolsonaro na Zona da Mata já havia sido especulada em 3 de julho, quando o próprio Direita Minas Juiz de Fora mobilizou uma motociata em apoio ao presidente. Entretanto, a visita foi, posteriormente, desmentida. Durante o ato, um áudio de Bolsonaro chegou a ser reproduzido para os apoiadores. 

O compromisso na próxima sexta-feira marcaria o retorno do presidente da República a Juiz de Fora após o atentado sofrido em setembro de 2018 durante a campanha presidencial. Em diferentes ocasiões, Bolsonaro já afirmou que “a cidade é onde eu nasci pela segunda vez”. A pessoas próximas, o presidente não esconde que deseja visitar Juiz de Fora ainda durante a campanha.