64%

América: aproveitamento como mandante é inferior do que em anos de acesso

Apesar da boa temporada na Série B, Coelho recebe o Cruzeiro na próxima rodada com a missão de melhorar o retrospecto no Independência

Por Léo Campos
Publicado em 30 de novembro de 2020 | 16:08
 
 
Até o momento, dos 11 jogos que realizou como mandante na Série B, o América soma 6V, 3E e 2D Mourão Panda / América

Certamente, o ano de 2020 para o América tem representado uma de suas melhores temporadas. Ao mesmo tempo em que o alviverde está consolidado na briga por uma vaga na Série A, disputa pela primeira vez a semifinal da Copa do Brasil. No entanto, quando o assunto é a competição de pontos corridos, a campanha como mandante do Coelho é inferior do que outros anos de acesso.

Até agora, o time do Lanna Drumond disputou 11 jogos no Independência e acumulou um aproveitamento de 64% - seis vitórias, três empates e duas derrotas.   

Desde quando a Segunda Divisão é disputada no modelo atual, o América conquistou o acesso em três oportunidades. Em 2010, os mineiros subiram na quarta colocação com 63 pontos e 67% de aproveitamento como mandante. Cinco anos depois, o América também retornou ao futebol de elite na quarta posição, com 65 pontos e 77% de aproveitamento em seus domínios. Já no ano em que foi campeão (2017), o Coelho conquistou 72% dos pontos em casa, num total de 73 pontos somados.

Para o técnico Lisca, os adversários têm modificado o modelo de jogo para enfrentar o América no Independência. Após a última partida que fez no Horto, vitória sobre o Juventude por 2 a 1, o treinador destacou as dificuldades que teve contra os gaúchos.

“Os times têm vindo aqui e se transformado. Por exemplo, o Juventude contra o Paraná ganhou de 5 a 0 e começou o jogo com Capixaba, Oliveira de um lado, Grampola e Cajá. Contra o América ele tirou o Grampola, que é o centroavante e colocou um volante, que é o Bispo, para rechear o meio e vir com o time mais fechado. O Cajá jogou de falso nove, sem referência e com os dois extremas fazendo o facão o tempo inteiro. A gente já tinha feito essa leitura quando saiu a escalação. Mas é uma questão de respeito também que os adversários têm aqui, porque o América tem sido bem assertivo”, analisou o treinador

Na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, o América recebe o Cruzeiro, às 21h30, no Independência. O duelo válido pela 25ª rodada da Série B será mais uma oportunidade do alviverde melhorar o retrospecto na condição de mandante. Caso os americanos vençam o clássico, igualam o aproveitamento de 2010, quando conquistaram 67% dos pontos em casa.  

Campanhas do América em anos de acesso:

Em 2010: América foi o quarto colocado, 63 pontos. Ao todo: 19V, 6E, 13D.

Como mandante: 12V, 2E, 5D = 67%

Em 2015: América foi o quarto colocado, 65 pontos. Ao todo: 19V, 8E, 11D.

Como mandante: 14V, 2E, 3D, = 77%

Em 2017: América foi o campeão, 73 pontos. Ao todo: 20V, 13E, 5D.

Como mandante:  12V, 5E, 2D = 72%