Independência

América arranca empate com o São Paulo, mas é eliminado da Copa do Brasil

Tricolor havia vencido por 1 a 0 no Morumbi, com isso, avança para a semifinal e encara o Flamengo

Gabriel Moraes
18/08/22 - 22h59

O América lutou até o fim, mas não conseguiu superar o São Paulo no agregado e foi eliminado da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (18). Após perder por 1 a 0 na ida das quartas de final, o Coelho precisava vencer no Independência para avançar às semifinais, mas ficou no empate, por 2 a 2.

O Coelho levou os dois gols no primeiro tempo, ambos marcados por Luciano, destaque do jogo. Ainda na etapa inicial, conseguiu diminuir com Wellington Paulista, de pênalti, surpresa no esquema inicial de Vagner Mancini; e empatou com o atacante Everaldo.

Em partida marcada por duras faltas, reclamações com a arbitragem, mas com boa atuação do VAR, o Coelho saiu de campo com a sensação que poderia chegar à próxima fase pela segunda vez em sua história. Já o Tricolor confirmou seu favoritismo e pegará o Flamengo.

Agora, resta apenas o Brasileirão Série A para o clube mineiro, competição que vem de quatro vitórias seguidas e encontra-se em 8º lugar. O próximo compromisso será diante do Athletico, no domingo (21), às 18h, na Arena da Baixada.

O jogo

O início da disputa foi "truncado", com poucas chances de gol para ambos os lados, no entanto, o São Paulo mostrava mais qualidade para chegar ao ataque, principalmente pela esquerda, com o atacante Luciano. A falta de trabalho com a bola, aliada à boa marcação adversária, fizeram o América ter dificuldades para avançar.

Cada vez mais perto da área, o gol Tricolor era questão de tempo, e saiu. Aos 22 minutos, o time foi tocando a bola até ela chegar a Rodrigo Nestor, que tocou para Luciano ajeitar para a esquerda e chutar colocado, no canto direito de Cavichioli. 1 a 0.

Na comemoração, o marcador provocou o banco de reservas mandante, deixando a partida quente. A partir dali, as faltas ficaram mais duras e as reclamações com a arbitragem aumentaram.

O 2 a 0 no agregado deu um "baque" no Coelho, que ficou com menos criatividade ainda para atacar. Aos 28, em jogada de Calleri, Luciano, de novo, recebeu em boas condições. Fez a finta e bateu de direita para ampliar o marcador. São Paulo 2 a 0 no Horto.

Só após o segundo gol que os alviverdes deram uma acordada e foram mais incisivos em busca da classificação. Após alguns lances de perigo, o gol ficou próximo num erro dos visitantes. Em bola alçada na área, Reinaldo bateu na bola com o braço: pênalti, após checagem no VAR. Na cobrança, Wellington Paulista, que apareceu de surpresa na escalação, diminuiu.

Com o gol marcado, no fim do primeiro tempo, o segundo começou com mais ímpeto americano, apesar de algumas bobeadas na defesa. Enquanto o Coelho chegava em jogadas de maior velocidade, especialmente com Pedrinho e Matheusinho, que acabara de entrar, o São Paulo trabalhava melhor.

Aos 12 minutos da etapa final, o zagueiro Miranda fez falta em Everaldo, quase na linha da área, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O jogador a mais incendiou a torcida e, consequentemente, os atletas em campo. E deu resultado. Aos 19, Pedrinho cruza para Everaldo na área, que chuta e mete para o gol de Jandrei. Tudo empatado!

A um gol de levar a decisão para os pênaltis, o técnico Rogério Ceni fechou a sua equipe, trazendo os jogadores adversários para dentro de sua área. Num final de jogo que marcou ataque contra defesa, o Coelho teve chances de virar (ou empatar, na chave), mas não aproveitou. Final, 2 a 2.

FICHA TÉCNICA

O quê: América x São Paulo

Motivo: volta das quartas de final da Copa do Brasil

Quando: quinta-feira, 18 de agosto de 2022, às 21h (de Brasília)

Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG

América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric), Iago Maidana (Matheusinho), Éder, Ricardo Silva e Danilo Avelar; Juninho e Alê (Henrique Almeida); Pedrinho (Felipe Azevedo), Everaldo e Wellington Paulista (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini

São Paulo: Jandrei; Igor Vinicius (Rafinha), Miranda, Diego, Léo e Reinaldo (Welinton); Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes (Alisson); Luciano (Nikão) e Calleri (Patrick). Técnico: Rogério Ceni

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC); Kleber Lúcio Gil (SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO). VAR: Adriano Milczvski

Gols: Wellington Paulista, aos 42' do 1º T e Everaldo, aos 19' do 2º T (AME); Luciano, aos 22' e 28' do 1º T (SAO)

Cartões amarelos: Alê, Everaldo, Éder e Matheusinho (AME); Miranda, Luciano e Igor Vinicius (SAO)

Cartão vermelho: Miranda (SAO)

Público: 10.450

Renda: R$ 160.537,00

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: