Para a história

América derruba mais um gigante e garante vaga inédita na semi da Copa do Brasil

Coelho toma gol no último lance, mas vence disputa por pênaltis por 6 a 5 e avança

Por Gláucio Castro
Publicado em 18 de novembro de 2020 | 23:43
 
 
RAMON BITTENCOURT

Uma noite que já está gravada na memória do torcedor americano e ganhou cenas dramáticas nos instantes finais. O Coelho empatava com o Internacional nesta quarta-feira (18) em 0 a 0 até o último lance do jogo das quartas de final da Copa do Brasil, quando o Inter marcou com Yuri e levou a decisão para as cobranças de pênaltis.

O time do técnico Lisca venceu por 6 a 5 e garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez na história. O Coelho enfrenta o Palmeiras, que eliminou o Ceará. Além da classificação inédita, o clube garantiu uma premiação de R$ 7 milhões. 

Léo Passos, Messias, Sabino, Marcelo Toscano, João Paulo e Juninho marcaram para o América. Daniel Borges errou. Thiago Galhardo foi o primeiro a desperdiçar para o Inter. Rodrigo Lindoso, Edenílson, Yuri, Rodinei e Praxedes marcaram. Uendel desperdiçou a última cobrança e deu a vaga ao Coelho.

O jogo

Em desvantagem no placar agregado pela derrota de 1 a 0 no duelo de ida, o Colorado tinha a obrigação de sair para o jogo. E foi justamente o que aconteceu. No primeiro tempo, o Colorado praticamente acuou o América no campo de defesa, mas ameaçou muito pouco.

Bem postada, a defesa do Coelho frustrava qualquer investida do adversário. Enquanto isso, o time do técnico Lisca  jogava no contra-ataque para tentar ampliar a vantagem e carimbar a vaga. Mas o primeiro tempo terminou sem grandes chances para os dois lados.

As principais emoções ficaram reservadas para a etapa final. Lisca optou por não mexer no time, e o Inter veio com tudo novamente. Em queda no Campeonato Brasileiro, no qual não vence há quatro partidas, o Colorado sonhava em avançar à próxima fase da disputa por mata-mata para não voltar para Porto Alegre ainda mais pressionado. Mineiros e Gaúchos tiveram chances em bolas paradas, mas o Inter só conseguiu o gol da vitória no último minuto de jogo levando a decisão para os pênaltis.