Fase de grupos

América faz 2 a 0 no Tolima, mas cede empate e dá adeus à Copa Libertadores

Alviverde ainda pode abocanhar uma vaga na Sul-Americana, mas precisa de duas derrotas do Independiente del Valle

Gabriel Moraes| @gabrieumoraes
18/05/22 - 22h56

O América até deu esperanças ao seu torcedor, mas não aguentou a pressão e acabou empatando por 2 a 2 com o Tolima, na noite desta quarta-feira (18), fora de casa. Com este resultado, o time mineiro não tem mais chances de se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores, no primeiro ano em que disputa a competição na sua história.

Ainda no começo do confronto, disputado em Ibagué, na Colômbia, o América abriu o placar com Marlon e ampliou com Iago Maidana, de pênalti. Porém, clube mandante mostrou que também quer jogar a próxima fase, levando a decisão de classificação para a última rodada da fase de grupos – com dois gols relâmpagos, um aos 39, com Plata, e o outro aos 42, com Rangel, a alegria brasileira foi por água abaixo.

Veja os melhores momentos AQUI

Após eliminar nada menos que Guarani (PAR) e Barcelona (EQU) na fase preliminar, nem tudo está perdido para o Coelho. Lanterna do Grupo D da Libertadores com dois pontos, o plantel pode terminar em 3º e se classificar às oitavas de final da Copa Sul-Americana, outro torneio inédito para ele.

Para ter essa chance, o rival Atlético precisa vencer o Independiente del Valle, em jogo que vai acontecer nesta quinta-feira (19), às 19h (de Brasília) no Mineirão. Na última rodada, o América precisaria ganhar do time equatoriano fora de casa e ainda ser superior no saldo de gols.

O jogo

A partida começou disputada, com as duas equipes abertas indo em busca de fazer o primeiro gol a qualquer custo, e os lances de perigo ficaram constantes logo no início. Logo aos 6 minutos, o atacante Henrique Almeida, surpresa na escalação, começou a jogada do primeiro gol – após receber passe de Marlon, ele tocou (quase sem querer) para Aloísio, que cruzou, a defesa tirou mas a bola sobrou para o lateral-esquerdo bater de direita no ângulo!

Depois disso, o lema do Tolima era pressão. O time colombiano atacava de todas as formas possíveis e levava perigo ao gol de Jailson, que era muito acionada e fazia belas defesas. Quando tudo indicava que o empate era questão de tempo, Almeida correu em velocidade e, quando foi ao encontro do goleiro para ampliar, foi puxado pelo zagueiro Moya. Pênalti! Na cobrança, já aos 26, o zagueirão Iago Maidana cobrou e fez para dar mais tranquilidade ao Coelho. 2 a 0.

Mas isso não foi suficiente. Apesar de ter diminuído um pouco a intensidade, o Deportes Tolima não parou de atacar e buscar chance de ainda se classificar às oitavas de final. Atuando com mais inteligência e menos emoção, os mandantes não pararam de rondar a área e conseguiram o que queriam.

Aos 39 minutos, ainda da primeira etapa, o artilheiro do clube na competição, Anderson Plata, recebeu passe rasteiro dentro da área e empurrou para o fundo das redes. Três minutos depois, quase na saída de bola, o centroavante Michael Rangel completa para o gol após uma sequência de dois cruzamentos na área. Final do primeiro tempo, 2 a 2.

Na etapa final, o ritmo do diminuiu, e as chances claras de gol também. O técnico Vagner Mancini abriu um pouco mais o elenco, tirando um de seus três zagueiros. O jogo continuou sendo lá e cá, mas os jogadores começaram a atuar mais no desespero.

Mais "cascudo" em jogos de Liberta, o Tolima era quem mais chegava ao ataque no decorrer da etapa final, mas o América não desistiu – entradas de atletas como Pedrinho e Rodriguinho deram mais vigor ao time, já cansado. Quando a partida ia para os seus "finalmente", o América foi para o tudo ou nada e quase fez o terceiro, mas boas intercepções da defesa e a "ajuda" da trave, o placar permaneceu inalterado.

FICHA TÉCNICA

O quê: Tolima x América

Quando: quarta-feira, 18 de maio de 2022 às 21h (de Brasília)

Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores

Onde: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia

Tolima: Alexander Domínguez; Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, José Moya e Junior Hernández; Rodrigo Ureña (Trujillo), Brayan Ureña e Daniel Cataño (Gutavo Ramírez); Anderson Plata, Andrés Ibarguen e Michael Rangel (Juan Caicedo). Técnico: Hernán Torres

América: Jailson; Iago Maidana, Éder e Gérman Conti (Juninho Valoura); Patric, Lucas Kal (Gustavinho), Índio Ramirez (Rodriguinho) e Marlon; Felipe Azevedo (Pedrinho), Henrique Almeida e Aloísio (Kawê). Técnico: Vagner Mancini

Arbitragem: Fernando Rapallini (ARG); Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)

Gols: Plata (39' 1ºT) e Rangel (42' 1ºT); Marlon (6' 1ºT) e Maidana (23' 1ºT)

Cartões amarelos: Moya; Maidana, Juninho Valoura e Pedrinho

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: