O América enfrenta a Chapecoense neste sábado (27), às 19h, na Arena Condá, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há sete jogos (com duas derrotas e cinco empates), o Coelho começou a 31ª rodada em 16º lugar, mas corria o risco de entrar em campo contra a equipe catarinense já no Z-4, dependendo do resultado de Vitória e São Paulo, que se enfrentariam nessa sexta-feira (26). A equipe baiana estava em 17º lugar, com 33 pontos, um a menos que o alviverde.
O América não vence pela Série A desde o dia 6 de setembro, quando bateu o Vasco por 2 a 1, em confronto realizado na Arena Independência e que foi válido pela 23ª rodada. Após o jogo com a equipe carioca, o Coelho empatou com Ceará, São Paulo, Corinthians, Atlético e Grêmio e perdeu para Botafogo e Atlético-PR. Os resultados acabaram comprometendo a situação do clube, que nesta edição da Série A esteve entre os quatro últimos colocados apenas uma vez, na 14ª rodada.
“Todos nós, que estamos na segunda parte da tabela, sabemos a dificuldade que é. O returno é um pouquinho diferente. Por isso, precisamos procurar fazer um bom jogo contra a Chapecoense, e a vitória vai nos dar um alívio, um respiro na competição”, afirmou o técnico Adílson Batista, que espera um jogo muito difícil em Chapecó, onde a torcida está se mobilizando para incentivar a equipe da casa. O Índio Condá perdeu quatro dos últimos sete jogos que fez pelo Campeonato Brasileiro e recentemente trocou o técnico Guto Ferreira por Claudinei Oliveira.
“Futebol é apaixonante por isso. Existe mobilização, existe doação, um envolvimento de uma cidade que está em prol do clube. Nós também estamos fazendo nossa parte, treinando e nos esforçando. Esperamos que aconteça aquilo que estamos imaginando, que é chegar lá, jogar um bom futebol e vencer o jogo. Eu confio nos jogadores para conseguirmos nosso objetivo de permanecer na Série A”, afirmou Adílson Batista.
Para o jogo desta noite, o América deverá ter praticamente a mesma escalação que começou a partida contra o Grêmio na rodada passada. Os atacantes Luan e Robinho devem ser as esperanças de gol do Coelho, que em 15 jogos como visitante pela Série A tem um aproveitamento de apenas 20%, com duas vitórias, três empates e dez derrotas. “Precisamos pensar em manter o grau de concentração pela importância deste jogo”, afirmou Adílson Batista.