Reconhecimento

América recebe da CBF Certificado de Clube Formador da Licença A

Alviverde é reconhecido no futebol brasileiro como um dos principais formadores de atletas

Por Antônio Anderson
Publicado em 21 de setembro de 2018 | 18:47
 
 
Paulo Assis, Marcus Salum e Paulo Bracks com o certificado da CBF América / Divulgação

Conhecido com um dos principais clubes formadores de atletas do país, o América recebeu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Certificado de Clube Formador da Licença A, com validade de dois anos. Com isso, o alviverde passa a integrar o seleto grupo de times que possuem a licença, que corresponde a apenas 5% das equipes brasileiras.

“É muito importante o América ter conseguido este certificado. É um selo de qualidade que a base do clube tem. Isso se deve a mudança física de Santa Luzia para o Lanna Drumond e da integração da base toda dentro do CT. O América está no mais alto nível dentro do Brasil”, afirmou Paulo Bracks, diretor de futebol de base do América.

O América revelou vários atletas para o futebol mundial, entre eles o lateral-direito Danilo, atualmente no Manchester City (ING), e o atacante Richarlison, que está no Everton (ING).

Para receber a Licença A, o América atendeu a cinco quesitos: apresentar a relação de técnicos e preparadores físicos responsáveis, comprovar participação em competição oficial, apresentar o programa de treino, seus responsáveis e compatibilidade com a atividade escolar dos jovens jogadores, garantir frequência escolar dos jovens jogadores e garantir a saúde dos atletas.

Com o certificado, o América terá direitos sobre atletas formados no clube, com a oficialização de contratos na base que vão garantir indenização sobre a saída de atletas entre 14 e 16 anos. O clute também garante até 5% do valor por pago pelo novo clube em uma transferência nacional para as agremiações que contribuíram para a formação. Regra semelhante às transações internacionais.