Liberado

América: regularizado no BID, atacante Berrío ainda não tem previsão de estreia

O colombiano teve seu contrato publicado no BID da CBF, mas ainda não está 100% fisicamente para atuar

Por Duda Gonçalves
Publicado em 03 de agosto de 2021 | 15:10
 
 
O jogador foi anunciado pelo América em 9 de julho e desde então aguardava a abertura da janela de transferências internacional João Zebral / América

Anunciado pelo América em 9 de julho, o atacante Orlando Berrío finalmente está liberado para atuar com a camisa americana. O jogador teve publicado, na tarde desta terça-feira (3), o seu contrato no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e com isso está à disposição de Vagner Mancini.

Porém, mesmo liberado, o atacante não deve estrear neste domingo (8) contra o Fluminense. O técnico Vagner Mancini explicou que o jogador passa por recondicionamento físico, pois está há mais de um ano sem atuar. A última partida oficial de Berrío foi em 7 de março de 2020, na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Botafogo, pelo Campeonato Carioca. 

“A situação do Berrío é um pouquinho diferente. O atleta realmente pode jogar a partir de agora por causa da abertura da janela, onde todos os atletas que vieram de fora estão liberados no mês de agosto. Porém, o atleta tem um déficit muscular. Dentro do planejamento de treinamento, de metodologia, acredito que para domingo o atleta não estará em condições para atuar”, destacou o treinador.

Apesar de estar evoluindo a cada semana neste processo, o principal fator que retarda a estreia é o ritmo de jogo, visto que o atacante precisa, fisicamente, estar no nível dos demais jogadores do time. 

“De semana a semana há uma alteração, ele já ganhou muita coisa desde que chegou aqui, mas é um atleta que vinha de uma inatividade, por isso a gente tem que tomar cuidado, porque nós não queremos que o Berrío estreie e corra risco de lesionar. Por isso estamos fazendo com muita calma, muita cautela para que ele possa estrear e ter uma sequência de jogos”, pontuou Mancini.

Na última temporada Berrío passou pelo Khor Fakkan, dos Emirados Árabes Unidos, mas não fez uma partida oficial. Durante a pré-temporada no clube sofreu lesão no músculo adutor da coxa direita, e acabou rescindido o contrato após sete meses.

Para o ataque, Mancini conta com Fabrício Daniel, Chrigor, Ademir, Rodolfo, Felipe Azevedo, Marcelo Toscano, Yan Sasse, Luiz Fernando, Lohan, Léo Passos, Carlos Alberto e Ribamar - que está no departamento médico se recuperando de um estiramento na coxa esquerda.