Série A

Após fim do primeiro turno, América tem 32% de chance de rebaixamento

Probabilidade é calculada pelo Departamento de Matemática da UFMG; Coelho tem 23 pontos e está a uma posição do Z-4

Por Duda Gonçalves
Publicado em 23 de setembro de 2021 | 14:26
 
 
Coelho acumula quatro jogos de invencibilidade, sendo duas vitórias e dois empates João Zebral / América

Após o empate sem gols com o São Paulo na noite desta quarta-feira (23), em jogo válido pela 19ª rodada, o América encerrou o primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, conseguiu sair das últimas colocações da tabela e reduzir a chance de rebaixamento à Série B para 31,8%. Até aqui, o Coelho possui cinco vitórias, oito empates e oito derrotas.

Neste momento, o Coelho ocupa a 16ª posição com 23 pontos (dos 63 disputados), aproveitamento de 36,5%. Vale lembrar que o time de Vagner Mancini já realizou dois jogos pelo returno, contra Athletico-PR e Corinthians, pela 20ª e 21ª rodada, respectivamente; conquistou uma vitória e um empate.

De acordo com os matemáticos da UFMG, com 45 pontos, as chances de um time sofrer o rebaixamento à Série B são de apenas 1,2%, número de segurança. Para atingir a pontuação necessária e garantir a permanência na elite do futebol brasileiro, o Coelho terá que conquistar 22 pontos dos 51 restantes, o equivalente a sete vitórias e um empate - aproveitamento de 43%. Se considerarmos o desempenho do time no primeiro turno, outro cenário possível seria obter quatro vitórias e dez empates.

Neste momento da competição, segundo o departamento, outros quatro times têm mais chances de serem rebaixados do que o América: Chapecoense, Sport, Juventude e Bahia, nesta ordem. O Santos tem possibilidade de descenso de 31,7%.

O meia-atacante Felipe Azevedo sabe o nível de dificuldade da segunda metade do campeonato, e projeta o número ideal. “O Campeonato Brasileiro é muito rápido, na hora que menos imaginar acabou o primeiro turno e no segundo fica mais difícil, acirrado. Tem equipes que daqui a pouco vão só focar no Brasileiro e a gente tem que acender o sinal de alerta, mudar a atitude de alguma forma, independente de quem jogue, para que a gente chegue nos 45 pontos”, ressaltou.

O próximo desafio do América será diante do Flamengo, que briga pelas primeiras posições da tabela. O duelo será no domingo (26), às 11h, na Arena Independência, em jogo válido pela 22ª rodada.