Será?

De novo na última rodada, América pode 'vingar' pesadelo com tri da Série B

Após desilusão com acesso escapando em casa na jornada derradeira, Coelho tem chance de redenção uma temporada depois em cenário parecido

O América iniciou a rodada na sexta colocação, com 23 pontos; o Náutico soma 15 pontos, na 13ª posição | Foto: Mourão Panda / América
Gabriel Pazini| @Gabriel_Pazini
27/01/21 - 08h00

30 de novembro de 2019. O América, que na 14ª rodada estava na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, chegava na jornada final dependendo apenas das próprias forças para conseguir um acesso épico e inesperado depois de uma campanha de recuperação incrível, com 16 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas em 28 jogos. Bastava o Coelho vencer o já rebaixado São Bento em casa para voltar à elite do futebol nacional.

O cenário para a festa estava todo preparado e a volta para a Série A parecia certa.

Só parecia.

Ao invés de uma intensa alegria, os americanos viveram uma tremenda desilusão com a derrota em pleno Independência e o time permanecendo na Série B.

A tristeza, porém, serviu de combustível para o América fazer uma campanha irrepreensível já na temporada seguinte e garantir o acesso para a Série A de 2021 com antecedência, em um ano no qual também chegou, de forma histórica e inédita, às semifinais da Copa do Brasil.

E, para fechar com chave de ouro uma das melhores temporadas de sua história, o América tem mais uma última rodada em seu caminho para alcançar a glória. 

O Coelho recebe na sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Independência, o Avaí, que tem pequenas chances de acesso, enquanto a Chapecoense, no mesmo dia e horário, enfrenta o Confiança, que só cumpre tabela, na Arena Condá.

Na liderança da Série B, o Coelho está empatado com a Chape em pontos (70), vitórias (19), empates (13), derrotas (cinco) e saldo de gols (19), ficando na frente por ter mais gols marcados (41 x 39).

Não conquistar o título jamais apagará o brilho e a alegria de uma temporada incrível do América, com acesso tranquilo, campanha irretocável e semifinal de Copa do Brasil deixando gigantes pelo caminho. No entanto, o Coelho tem a chance de conquistar o tricampeonato da Série B e ter uma redenção completa logo no ano seguinte a uma grande desilusão, e em um cenário muito parecido, novamente na última rodada.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.