Artilheiro

Ele tem a força: a volta por cima de He-Man

Depois de uma temporada de altos e baixos, Rafael Moura se firma na artilharia do alviverde

Rafael Moura marcou um dos gols do América no empate com o Flamengo, domingo, no Independência | Foto: MARIELA GUIMARÃES - 26.8.2018
Antônio Anderson
28/08/18 - 08h00

O gol marcado no empate de 2 a 2 com o Flamengo foi especial para o atacante Rafael Moura, que passou a dividir com o meia Serginho – atualmente no Kashima Antlers, do Japão – o posto de principal artilheiro do América na temporada. Os jogadores balançaram as redes adversárias sete vezes cada neste ano.

Contratado pelo América em janeiro, Rafael Moura realizou 28 partidas pelo clube em 2018. O atacante fez sua estreia pela equipe alviverde no dia 17 de janeiro, quando o Coelho venceu a Patrocinense por 2 a 1 em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Rafael Moura foi titular em 11 dos 14 jogos realizados pelo América no Estadual. O primeiro gol do atacante pelo Coelho foi marcado no dia 8 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Uberlândia, em partida da oitava rodada. No Campeonato Mineiro, o camisa 9 marcou apenas dois gols.

Considerado uma das principais contratações do América para a temporada, Rafael Moura foi titular nos dois jogos contra o Palmeiras pela fase de oitavas de final da Copa do Brasil, mas passou em branco. Na disputa do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 alternou bons e maus momentos, sendo, inclusive, questionado por suas atuações por parte da torcida americana. Sem conseguir emplacar uma sequência de jogos, o atacante chegou a ter seu nome especulado para reforçar o Fluminense e o Vitória, mas preferiu continuar em Belo Horizonte.

Rafael Moura foi titular em dez jogos da Série A, saiu do banco de reservas em cinco e ficou fora de seis. O primeiro gol do atacante pelo América na Série A aconteceu na terceira rodada, na vitória por 2 a 1 sobre o Vitória. Ele ainda marcou gol contra Vasco e São Paulo, mas depois ficou 12 jogos sem balançar as redes adversárias pela competição.

O camisa 9 do Coelho voltou a marcar gol apenas na partida contra o Sport, realizada no dia 22 de agosto e que foi válida pela 20ª rodada da Série A. No domingo, contra o Flamengo, ele voltou a deixar sua marca para se igualar a Serginho. Foi o jogo de número 506 da carreira profissional de Rafael Moura, que tem 163 gols.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.