América

Enderson Moreira: o herói do América que pode virar vilão

Campeão da Série B no ano passado, Enderson Moreira volta ao Horto e pode decretar queda do Coelho

Por Antônio Anderson
Publicado em 25 de novembro de 2018 | 08:00
 
 
Técnico Enderson Moreira comandou o América até junho deste ano, quando se transferiu para o Bahia Leo Fontes - 7.6.18

Campeão brasileiro da Série B pelo América na temporada passada, o técnico Enderson Moreira enfrenta o seu ex-clube neste domingo (25), às 19h, na Arena Independência, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por uma destas ironias do futebol, o retorno do treinador ao Horto no comando do Bahia ganhou contornos dramáticos para o Coelho, que no caso de um empate ou derrota poderá ter sua queda à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro confirmada com uma rodada de antecipação.

Considerado um dos principais responsáveis pelo título da Série B em 2017, Enderson Moreira comandou o América nas 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Em junho deste ano, o treinador acabou se transferindo para o Bahia, que vem de uma vitória de 2 a 0 sobre Fluminense e não corre mais risco de rebaixamento. O América, que foi goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras, começou a 36ª rodada em 18º lugar com três pontos a menos que a Chapecoense, primeiro clube fora do Z-4.

É neste cenário que Enderson Moreira vai se reencontrar com a torcida americana. Uma situação bem diferente daquela vivida por ele há um ano atrás, no dia 25 de novembro de 2017, também no Independência, quando o América bateu o CRB por 1 a 0 e conquistou o título da Série B. Se naquela oportunidade ele foi um dos heróis da campanha, neste domingo o treinador poderá entrar para a história do clube como um dos responsáveis pela queda do alviverde à Segunda Divisão nacional exatamente um ano após o acesso.

“O Enderson Moreira foi o treinador que me deu oportunidade no profissional. Estava no juniores e ele me ajudou muito, me deu muitas oportunidades. Sou muito grato a ele. Porém, espero vencê-lo no domingo”, afirmou o volante Zé Ricardo, que espera aproveitar o fato de conhecer bem o trabalho do treinador do Bahia para conseguir o resultado positivo.

“Trabalhamos muito tempo com o Enderson Moreira e sabemos a maneira que ele gosta de jogar. Um time bem tático, com duas linhas de quatro e que exige muito dos jogadores. Mas ele também conhece a maioria dos jogadores aqui. Então, acredito que será um jogo muito estudado”, destacou Zé Ricardo.