Pela fina

Engrossa contra Cruzeiro? Para retomar escrita América tem de encerrar tabu

Coelho vive sequência de resultados ruins contra o rival azul e precisará quebrar uma séride de tabus para chegar à final

Bernardo Lacerda| @Supernoticiafm
05/04/19 - 07h11

No futebol mineiro existe uma máxima de que o América costuma dificultar a vida do Cruzeiro quando os dois clubes se enfrentam. Mas os últimos resultados colocam este tabu à prova. O Coelho, para chegar à final do Mineiro, terá de superar marcas impressionantes e de décadas.

O Coelho não consegue uma vitória sobre o Cruzeiro há mais de dois anos, a última foi em 2016, por 2 a 0. Este será o primeiro fator colocado pelo time americano em campo neste sábado, no segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.

Mas os números mais impressionantes e que mostram que o América já não consegue atrapalhar, com tanta eficiência assim, a vida celeste vem agora. O Coelho não derrota o time estrelado no Mineirão há 17 anos.

A última vitória americana no Gigante da Pampulha foi em 2002. E o resultado, pelo Campeonato Mineiro, ainda não resolveria sua situação, já que o trunfo foi por 1 a 0.

O atacante Jonatas Belusso, que marcou o segundo gol do América diante do Cruzeiro, na semana passada, no primeiro jogo da semifinal do Estadual e deu uma sobrevida ao Coelho, mostra confiança para que o time consiga reverter o quadro muito negativo e difícil.

"Se não me engano, vivi isso em 2013 (virada na semifinal). Era um confronto da Sul-Americana, um clássico entre Náutico e Sport. Tínhamos perdido o primeiro jogo por 2 a 0, mas conseguimos reverter e levar o confronto para os pênaltis. Portanto, sabemos que é um duelo muito difícil, um clássico contra o Cruzeiro, mas na partida de ida nós mostramos que temos condições de reverter uma desvantagem. Infelizmente, sofremos os gols por falhas coletivas, porque o Cruzeiro chegou ao nosso gol três ou quatro vezes somente. Por outro lado, conseguimos criar oportunidades de gol contra eles. Então, são detalhes que decidem jogos assim. Esperamos que, neste próximo, os detalhes possam acontecer a nosso favor", destacou Belusso.

Porém, ai vem um dado ainda mais complicado para o América. A última vitória com diferença de dois gols, necessária para o Coelho, no Mineirão foi apenas em 1993, vitória por 3 a 1 pelo Campeonato Mineiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.