América

Multa e prazo para obter alvará

Bombeiros fazem nova vistoria e aplicam sanção ao clube por situação irregular

CT Lanna Drumond foi alvo de ação conjunta do Corpo de bombeiros e da Prefeitura de Contagem | Foto: Mariela Guimarães - 15.2.2019
Bruno Trindade
19/02/19 - 08h00

Em uma ação conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Contagem estiveram no CT Lanna Drumond, na manhã desta segunda-feira (18), para uma nova vistoria. Os militares multaram o Coelho por se negar a corrigir as irregularidades que se estendem desde 2013. Segundo a prefeitura, o clube alviverde tem mais nove dias para obter o alvará de funcionamento se não quiser ser alvo de novas sanções.

Os bombeiros disseram que enviaram uma advertência escrita, há 6 anos, pelas irregularidades, mas o América não tomou providências. A permanência de falhas no sistema de segurança contra incêndio e pânico acabou gerando a multa, que não teve seu valor divulgado. O clube terá 60 dias para fazer as mudanças necessárias e não ganhar novas sanções financeiras.

Já a prefeitura fez, nesta segunda-feira, sua primeira visita ao CT, pois os fiscais foram impedidos de entrar no local no dia 12 de fevereiro deste ano. Nessa data, o América recebeu o prazo de 15 dias para obter o alvará. Portanto, faltam apenas 10 dias para o prazo se encerrar. Também no dia 12, o clube tinha que apresentar, em 48 horas, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que não aconteceu. O executivo municipal informou que as irregularidades no CT do Coelho são um caso antigo.

Em 2015, o clube foi notificado pela prefeitura pela falta de alvará, mas nada foi feito. Em 2017, o América fez apenas uma consulta sobre como obter o documento, mas não deu prosseguimento ao processo.

Para regularizar as edificações de todo o centro de treinamento, e não apenas da parte relacionada às categorias de base, o Coelho precisa, inicialmente, do AVCB para, em seguida, conseguir o alvará de funcionamento e o Relatório de Impacto Urbano (RIU). Na última sexta-feira, diante de toda repercussão, o América convidou a imprensa para conhecer as acomodações da base, admitiu as irregularidades e revelou a mudança de 48 atletas do alojamento do clube para um hotel.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o América confirmou que recebeu, nesta segunda-feira, no CT Lanna Drumond, a vistoria do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Prefeitura de Contagem e afirmou que “após todos os alinhamentos, o clube está empenhado em finalizar os ajustes necessários para regularização do centro de treinamentos”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.