América

Obrigação de voltar a vencer e pontuar

Time alviverde perdeu pontos preciosos que fizeram o Coelho cair do 9º para o 12º lugar na tabela do Nacional

Norberto deixou a partida contra o Botafogo com dores no joelho direito e será reavaliado nesta terça-feira | Foto: Cristiane Mattos - 19.7.2018
Antônio Anderson
18/09/18 - 08h00

O empate com o Ceará e a derrota para o Botafogo, equipes que estão abaixo do América na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, custaram pontos preciosos ao time do técnico Adílson Batista, que nas últimas três rodadas pela Série A caiu do 9º para o 12º lugar. O Coelho, que precisa voltar a vencer, encerrou a 25ª rodada com 30 pontos, cinco a mais do que o Vasco, primeiro clube na zona de rebaixamento.

Dos últimos 15 pontos disputados pelo América, o clube conquistou cinco, o que representa um aproveitamento de 33,3%. O alviverde venceu o Vasco, empatou com o Flamengo e o Ceará e perdeu para o Vitória e o Botafogo. Com o atual desempenho, segundo o site “Probabilidades no Futebol”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de rebaixamento do time passou a ser de 17,2%.

Faltando 13 jogos para o encerramento do Brasileiro, o América precisaria, matematicamente, de mais cinco vitórias para se manter na elite do futebol nacional no ano que vem. O time ainda terá seis jogos como mandante (Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Paraná, Santos e Bahia) e sete como visitante (São Paulo, Atlético-PR, Atlético, Chapecoense, Internacional, Palmeiras e Fluminense).

Diferença. Apenas três pontos separam o América do Ceará, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Das outras três equipes que estão abaixo do Coelho na tabela, Vitória (13º), Bahia (14º) e Botafogo (15º) têm 29 pontos, apenas um a menos que o alviverde. O aproveitamento geral dos comandados de Adílson Batista após 25 rodadas é de 40%, com oito vitórias, seis empates e 11 derrotas nessa edição do Brasileirão.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.