Coelho

Pressão cresce, mas a esperança do América na manutenção continua

Alviverde precisa vencer os dois últimos jogos e terá que torcer por tropeços de concorrentes

Para o atacante Robinho, enquanto houver chance o grupo continuará acreditando na permanência na Série A do Brasileirão em 2019 | Foto: Daniel Hott/América - 23.11.2018
Antônio Anderson
24/11/18 - 02h00

O complemento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro complicou ainda mais a situação do América na sua briga para fugir do rebaixamento à Série B. Com exceção da derrota do Vitória para o Cruzeiro, as vitórias da Chapecoense sobre o Sport, do Ceará diante do Paraná e do Vasco contra o São Paulo aumentaram a pressão sobre Coelho para os confrontos decisivos contra o Bahia, na Arena Independência e o Fluminense, no Maracanã.

Primeiro clube fora da zona de rebaixamento, a Chapecoense chegou aos 40 pontos. O Sport tem 38 pontos e é o primeiro time dentro do grupo dos quatro últimos colocados. O Ceará terminou a 16ª rodada em 15º lugar, com 42 pontos, mesma pontuação que o Vasco, que está em 14º, e o Fluminense, 13º. Faltando duas rodadas para o encerramento da Série A, o Coelho, 18º com 37 pontos, tem três a menos que a Chapecoense e cinco a menos que Ceará, Vasco e Fluminense, equipes que devem brigar diretamente para não ficar com uma das três últimas vagas restantes do rebaixamento.

Segundo o site Probabilidades no Futebol, da Universidade Federal de Minas Gerais, a chance de queda do América é de 84,3%. O alviverde, que entra em campo na obrigação de vencer seus dois jogos restantes pela competição, não depende mais exclusivamente de seus resultados para se manter na elite nacional. “Já há alguns jogos todos nós estamos focados e acompanhando a tabela de perto. Enquanto tiver 1% de chance, a equipe estará confiante para tirar o América dessa situação”, afirmou o atacante Robinho, que poderá ser titular do América no confronto deste domingo (25), contra o Bahia.

Para o jogador, o fator psicológico será muito decisivo nesta reta final de competição. “É sempre importante. Creio que todos jogadores estão com o mesmo pensamento: livrar o América do rebaixamento. Todo mundo está focado. Vamos com tudo para conquistar um bom resultado em casa”, declarou Robinho.

“Sabemos do nosso objetivo, então, temos de entrar ligados e focados nas duas partidas. Teremos um jogo bem difícil contra o Bahia (domingo), mas tenho certeza que, dentro de casa, faremos uma boa partida e iremos em busca da vitória”, completou o atacante Robinho.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.