Punição

Atlético punido pela FIFA com transfer ban por dívida com River Plate por Nacho

Como Galo não quitou parcelas da compra do meia Nacho Fernández, River recorreu à FIFA; Alvinegro está impedido de registrar jogadores

Por Frederico Teixeira
Publicado em 12 de outubro de 2022 | 06:29
 
 
Pedro Souza - Atlético

O Atlético não se posicionou oficialmente sobre o tema, mas o clube foi punido pela FIFA com um transfer ban, em função da dívida junto ao River Plate, da Argentina, pela contratação do meia Nacho Fernández. Desta forma, o Galo está proibido de registrar novos atletas.

Como a janela de transferências do futebol brasileiro só será reaberta novamente no dia 11 de janeiro, o Atlético terá tempo para solucionar a pendência com o River e se livrar da punição. 

A informação sobre o transfer ban foi publicada inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola e confirmada por O Tempo Sports.

Recentemente, no dia 26 de abril, o Atlético já havia divulgado uma nota oficial sobre o caso, reconhecendo a dívida de 1,66 milhões de dólares. O valor seria referente a duas parcelas em atraso (vencidas em agosto e dezembro de 2021, respectivamente).

Nacho Fernández foi contratado pelo Atlético em fevereiro de 2021, pelo valor final de 6 milhões de dólares.

No semestre passado, Paulo Braz, diretor financeiro do Atlético, havia dito que o clube chegou a fazer ao River Plate duas propostas de pagamento (com prazos mais dilatados), mas a equipe argentina não aceitou e decidiu recorrer à FIFA para cobrar o valor integral da negociação que ainda estaria "em aberto": 2,5 milhões de dólares.

Naquela ocasião, o Atlético, por meio de nota oficial, classificou o atraso como “pontual”, motivado pelo "momento financeiro ruim".

O clube também ainda não confirma oficialmente, mas, depois de ter sido comunicado da punição da FIFA já teria conseguido entrar em acordo com o River Plate.