GALO NA JUSTIÇA

Atlético terá julgamento duplo no STJD nesta terça-feira

Redação O Tempo

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 30 de agosto de 2011 | 11:15
 
 
BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

O Atlético será julgado nesta terça-feira, às 18h (de Brasília) pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta dos incidentes relacionados a torcida, que teria arremessado sacos plásticos cheios de papel em campo, diante do Figueirense, no estádio Lamegão, em Ipatinga. O clube ainda aguarda a decisão sobre o caso do volante Serginho, expulso no jogo contra o Coritiba.

A punição ao Galo pode ser severa devido a súmula redigida pelo árbitro André Luiz de Castro. O clube acabou denunciado no artigo 213 III (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A multa para casos deste gênero varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

O incidente ainda pode culminar na perda de mando de campo, “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade (...), a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, diz o parágrafo 1º do artigo.

Já o volante Serginho foi incurso no artigo 250 do CBJD, por "praticar ato desleal ou hostil durante a partida". A pena nestes casos pode chegar a até três jogos de suspensão.