Obstáculo

Bahia x Galo: um tabu de 18 anos é desafio para sair da fila de meio século

Atlético precisa voltar a vencer o Tricolor de Aço em terras baianas para, enfim, soltar o grito de bicampeão

Por Fernando Martins y Miguel
Publicado em 02 de dezembro de 2021 | 05:00
 
 
Pedro Souza/Atlético - 16.5.2021

É nesta quinta-feira (2) que o atleticano terá a oportunidade de soltar o grito de “é campeão” com três rodadas de antecedência. E o time só depende das próprias forças e fazer o que tem feito durante a temporada: vencer. Um triunfo diante do Bahia, adversário desta noite, às 18h, na Arena Fonte Nova, assegura o título – faltam dois pontos, empate não serve. A missão, porém, não será fácil. 

O Atlético estará diante de um rival desesperado na luta contra o rebaixamento, além de uma torcida contra que promete lotar o estádio soteropolitano para tentar jogar água na festa. Além disso, o retrospecto em Salvador diante do Tricolor de Aço é incômoda: o Galo não vence o Bahia na capital baiana há 18 anos.

A última vitória alvinegra contra o Bahia jogando fora de casa aconteceu em 2003. Na época, o Galo ganhou por 4 a 2. Desde então, foram nove jogos como visitante, sete empates e duas derrotas. A última delas sofrida, exatamente, nesta temporada, pela Copa do Brasil, em Feira de Santana, por 2 a 1, com o Galo passando por ter vencido na ida por 2 a 0.

Agora, como se já não bastasse o cenário e o retrospecto, o técnico Cuca tem alguns problemas para resolver. Não poderá contar com quatro jogadores. Os volantes Allan e Jair, e o atacante Diego Costa, estão suspensos.Savarino também não viajou. E o zagueiro Réver se recupera de lesão.

Bahia

O técnico Guto Ferreira nãpo poderá contar com o meia Juninho Capixaba, expulso na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO. O Bahia é o primeiro time da zona de rebaixamento e precisa desesperadamente vencer para seguir com chances de permanência.

Bahia x Atlético

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Horário: 18h (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Maercelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Transmissão: rádio Super 91.7 FM e TV Globo

Bahia

Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Lucas Mugni, Patrick de Lucca e Rodriguinho; Rossi, Raí Nascimento e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Tchê Tchê, Zaracho e Nacho; Vargas, Hulk e Keno. Técnico: Cuca