Guia do Brasileiro

Com Givanildo e time reforçado, América é um dos favoritos na série B

Coelho estreia hoje na Série B do Brasileirão contra o Operário e ‘Rei do acesso’ cobra entrega desde o início

Givanildo Oliveira tem fama de ser o “rei do acesso” | Foto: Daniel Hott/América
Felippe Drumond Neto
26/04/19 - 08h00

Com um currículo invejável na Série B do Campeonato Brasileiro, o bicampeão (1997 e 2017), América volta a disputar a competição que vale o acesso à elite do futebol nacional. E, como em 2019 nenhum dos times considerados gigantes do futebol brasileiro disputará a competição, o Coelho já figura entre os principais concorrentes para voltar para a primeira divisão em 2020.

Para isso, o elenco americano conta com uma equipe acertada e comandada por ninguém menos que Givanildo Oliveira, que tem fama de ser o “rei do acesso”. Apenas pelo América, Givanildo já conquistou três acessos e dois títulos nacionais. Além disso, ele conseguiu levar outros três times para a elite do futebol nacional: Paysandu, em 2001, Santa Cruz, em 2005, e Sport, em 2006.

“A característica necessária para subir é um grupo vencedor. Mas, para isso, temos que ser melhores que os adversários em todos os jogos. Temos uma sequência de oito jogos até a parada da Copa América. O nosso pensamento é estar entre os quatro primeiros, então vamos buscar começar vencendo, porque é o ideal, para estar no G4 nesta primeira etapa do campeonato”, disse Givanildo.

O Coelho começa sua caminhada na competição nesta sexta-feira (26), fora de casa, na cidade de Ponta Grossa (PR), contra o Operário, às 19h15, no estádio Germano Kruger. A partida será o primeiro confronto da história entre as duas equipes, ambas centenárias.

Adversário do Coelho, o Operário vem colecionando feitos nos últimos anos. Atual campeão da Série C, a trajetória vencedora do time começou em 2015, com o título de campeão paranaense. Dois anos depois, em 2017, o time sagrou-se campeão da Série D do Brasileirão.

“Se o Operário está na Série B, é porque merece. Temos informações de que é um time forte, que marca muito. Temos que nos livrar disso, mesmo fora de casa, para somar pontos dentro e fora. Esse é um jogo de importância grande, porque é o primeiro”, definiu o treinador do América.

Os jogadores também sabem que o Coelho vai enfrentar dificuldades nesta sexta no Paraná, principalmente porque a torcida vai lotar o estádio para empurrar o time. 

Carregando...

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.