Opções para Sampaoli

Com reforço de Zaracho, veja como Sampaoli pode escalar o meio-campo do Galo

Argentino foi regularizado e já pode estrear pela equipe de Sampaoli

Matías Zaracho tem 22 anos e foi anunciado pelo Galo na semana passada | Foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Isabelly Morais| @otempo
23/10/20 - 06h00

O meia Matías Zaracho foi regularizado nessa quinta (22) e já está à disposição do técnico Jorge Sampaoli no Atlético. Anunciado na semana passada, o argentino chegou por um pedido do treinador e já treina com o elenco na Cidade do Galo desde o último domingo. Zaracho não joga há sete meses e uma possível escalação neste sábado (24), contra o Sport, ainda não é certa, mas o Super.FC analisou como ele pode ser utilizado.

Sampaoli chegou a comentar sobre o reforço e as opções que passa a ter com o jogador de 22 anos vindo do Racing. Considerado uma das promessas do futebol argentino, Zaracho é meia e carrega um repertório que pode ajudar a equipe na criação. Recentemente, o treinador elogiou o atleta e já deu algumas pistas de como pode utilizá-lo na equipe.

"Zaracho é um jogador muito importante do futebol argentino. Pode jogar de 8, de 10, de extremo. Muito versátil e espero que nos ajude neste processo", comentou Sampaoli sobre Zaracho. 

Como Zaracho pode ser usado no Galo?

Tendo por base as referências apresentadas por Sampaoli, é possível projetar como Zaracho pode ser utilizado no Atlético. Ao dizer que o meia pode 'jogar de 8', o treinador expõe a possibilidade de deixar o argentino como uma espécie de segundo volante, auxiliando especialmente na saída de bola. Nesse cenário, Jair ou Allan poderiam jogar à frente da zaga, com Zaracho na saída e Nathan ou Alan Franco na armação. 

Se optar por usar Zaracho, Nathan e Franco juntos, Sampaoli poderia deixar de utilizar um trio de ataque, formação mais usada, para usar uma dupla. O meio-campo ficaria mais recheado, mas daria liberdade para um deles chegar mais à área. Alan Franco, por exemplo, é um jogador que gosta de se aproximar bastante da área adversária, assim como Nathan. 

Quando diz que Zaracho pode 'jogar de 10', Sampaoli mostra que o argentino pode ser a referência na armação do time, o que atualmente se concentra mais em Nathan. Depois que lesionou a coxa, o meia não retornou com a mesma intensidade de antes e pode ceder esse protagonismo no meio-campo a Zaracho. Sampaoli pode optar por um primeiro volante, Nathan e Zaracho, tendo ainda Franco como opção. 

'Jogar como extremo' para Sampaoli já mostra que Zaracho tem versatilidade para ser usado também como um ponta. Atualmente, quem mais faz isso pelo lado direito é Savarino, com Keno pelo corredor esquerdo. Uma possibilidade seria manter Nathan e Franco, por exemplo, com Zaracho pelos lados. O mapa de calor do meia no Racing mostra uma movimentação maior pelo lado direito do que pelo esquerdo.

Para o meio-campo, o Atlético conta com os volantes Allan e Jair, e com os meias Nathan, Alan Franco, Dylan Borrero, Hyoran e Matías Zaracho. Nathan e Franco, os mais citados acima, são os jogadores mais usados por Sampaoli no meio-campo. Vale destacar, ainda, que desde a saída de Cazares o time não tem um camisa 10. Fica a interrogação se Zaracho vai ser o próximo. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.