Entenda

Conmebol se exime no imbróglio entre Galo e América no Independência

Atlético preferiu jogar no Mineirão depois que a Conmebol multou o clube por deixar de tapar identidade visual do Coelho no Horto, como prevê regulamento

Thiago Nogueira| @supernoticiafm
02/04/19 - 10h10

Um dos motivos para o Atlético decidir mandar os jogos da fase de grupos da Copa Libertadores no Mineirão neste ano é o fato da Conmebol multar o clubes por deixar de tapar as identidades visuais do América, quando joga no estádio Independência. O alvinegro foi punido duas vezes nas partidas da fase prévia contra Danubio-URU e Defenso-URU.

Segundo a Conmebol, o regulamento é claro quanto à proteção das marcas. "Não são nossos patrocinadores que exigem isso, qualquer marca exige. Isso é justo, é proteção à marca, acontece em qualquer evento. Quem coloca muito dinheiro quer que só sua marca apareça. Os clubes, quando enviam a inscrição, têm conhecimento disso", destacou o diretor de competições de clubes da Conmebol, Frederico Nantes, ao Super FC.

O dirigente ressaltou ainda que a Conmebol não entra nessa discussão. "Não tenho que entrar em discussão com Independência ou América. Minha relação é com o Atlético. Ele deve indicar um estádio que cumpra o regulamento. É assim que funciona. Se é um problema local, é um problema que o Atlético tem que resolver", reforçou Nantes.

O América, dono do estádio, chegou a entrar na Justiça para que os nomes e os escudos da equipe fossem preservados em partidas da Libertadores. Marcus Salum, um dos presidentes do Coelho, exige apenas o cumprimento daquilo que foi estabelecido no contrato de concessão da arena.

"Não tenho que falar sobre isso. O estádio, para ser usado, tem que estar com os escudos. Se tem problema com a Conmebol, se não tem, se vai jogar no Independência ou não vai, não é problema do América. O estádio é nosso, foi cedido, com a necessidade de manter a programação visual. A gente estranha tudo o que aconteceu e não sabe nem o porquê. E também não estou preocupado", destacou Salum.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.