Histórico

Contra o Colón, Galo vai disputar sua 11ª semifinal continental

Atlético já enfrentou argentinos anteriormente e tem boas e más lembranças dos confrontos

Gabriel Pazini| Enviado Especial
19/09/19 - 06h45

Rosario, Argentina. Contra o Colón-ARG, o Atlético disputará a 11ª semifinal continental de sua história. No histórico, confrontos com argentinos com boas e más lembranças para o time alvinegro.

A primeira delas, ruim. Logo em sua primeira semifinal continental, em um formato de disputa diferente, o Galo deu azar e encarou Boca Juniors e River Plate logo de cara, sendo eliminado na Copa Libertadores de 1978.

O segundo embate com argentinos em uma semifinal continental foi na Copa Master da Conmebol de 96, quando o Atlético se vingou do Rosario Central após perder a final da Conmebol do ano anterior para o adversário.

No entanto, os hermanos voltaram a ser o pesadelo dos alvinegros na semifinal da Conmebol de 98, quando o Rosario Central eliminou o Galo novamente.

A última lembrança do Atlético de uma semifinal continental contra argentinos, porém, é ótima. Na épica Libertadores de 2013, o time de Ronaldinho e companhia eliminou o Newell's Old Boys antes de bater o Olimpia na decisão.

Confira o retrospecto do Atlético em semifinais continentais:

Copa Libertadores 1978

Na época, a semifinal da competição era disputada em dois grupos com três equipes cada e duelos de ida e volta. O Atlético ficou na chave A, ao lado dos argentinos Boca Juniors e River Plate e foi eliminado ficando no último lugar do grupo. Apenas o melhor de cada chave avançava para a final. O Boca chegou na decisão e bateu o Deportivo Cáli-COL.

Copa Conmebol 1992

O Galo encarou o Nacional-EQU na semifinal. Após perder por 1 a 0 fora de casa, o time mineiro venceu por 2 a 0 em seus domínios e avançou à final. Na decisão, o Atlético bateu o Olimpia-PAR e se sagrou campeão.

Copa Ouro 1993

Como campeão da Conmebol no ano anterior, o Galo foi convidado para disputar a competição que contou com os campeões dos outros três torneios organizados pela entidade máxima do futebol sul-americano: São Paulo (campeão da Libertadores), Cruzeiro (vencedor da Supercopa Libertadores) e Boca Juniors-ARG (Copa Master da Supercopa). O certame começou já na fase semifinal. O Atlético eliminou o maior rival, mas perdeu a decisão para o Boca.

Copa Conmebol 1993

No mesmo ano, o Galo, então atual campeão, disputou novamente a semifinal da Copa Conmebol, mas desta vez acabou eliminado pelo Botafogo, que levantaria a taça após vencer o Peñarol-URU na decisão. O Atlético venceu a partida de ida, em casa, por 3 a 1, mas perdeu por 3 a 0 no Estádio Caio Martins.

Copa Conmebol 1995

Mais uma vez, uma semifinal de Copa Conmebol, mas esta, com avanço atleticano. O time mineiro passou pelo América de Cali-COL. Depois de perder por 4 a 3 na ida, o Alvinegro bateu o adversário colombiano em casa, no Mineirão, por 1 a 0, e se classificou nos pênaltis, batendo o rival por 4 a 3. Na histórica decisão com o Rosario Central-ARG, porém, uma enorme decepção. O Galo goleou no Gigante da Pampulha por 4 a 0 e parecia ter mais um título garantido, mas recebeu o mesmo placar de volta na Argentina e viu a taça escapar nos pênaltis.

Copa Master da Conmebol 1996

Este torneio reuniu os campeões da Copa Conmebol nos quatro anos anteriores. Campeão em 92, o Atlético entrou na competição, que começou já na semifinal, e eliminou o Rosario Central em jogo único, nos pênaltis, por 10 a 9, após empate sem gols no tempo regulamentar. Na final, também em partida única, o Galo caiu por 3 a 0 para o São Paulo. Todos os jogos do certame foram disputados no Estádio José Fragelli, o Verdão, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Copa Conmebol 1997

No bicampeonato da competição, o Atlético passou pelo Universitario-PER nas semifinais vencendo por 2 a 0 e 4 a 0, fora e dentro de casa, respectivamente. Na decisão, uma histórica goleada por 4 a 1 sobre o Lanús na Argentina e o título garantido após o 1 a 1 no Mineirão.

Copa Conmebol 1998

No ano seguinte, porém, o Galo voltou a cair na semifinal e para o Rosario Central, algoz na decisão em 95. Depois de empatar por 1 a 1 fora de casa, o Atlético acabou caindo em pleno Mineirão, após perder por 1 a 0. Na final, os argentinos foram derrotados pelo Santos.

Copa Mercosul 2000

O Galo foi eliminado pelo Palmeiras na semifinal após derrotas por 4 a 1 no Palestra Itália e 2 a 0 no Mineirão. Na final, o Vasco, de Romário, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista e companhia levantou a taça.

Copa Libertadores 2013

Na mais famosa semifinal continental disputada pelo Atlético, o time mineiro encarou, como agora, também um argentino: o Newell's Old Boys, e escreveu uma das viradas mais épicas de sua história. Após perder por 2 a 0 na Argentina, o Galo venceu pelo mesmo placar no Mineirão e avançou nos pênaltis, após triunfo por 3 a 2. Na decisão, os resultados se repetiram e o Alvinegro se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez na história depois de vencer as penalidades por 4 a 3. A vítima, como na Copa Conmebol de 1992, seu primeiro título sul-americano, foi o Olimpia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.