Que fria!

Em jogo com granizo e apagão, Galo perde para o Internacional no Horto

Edenílson aproveitou desatenção defensiva do time alvinegro e sacramentou o triunfo gaúcho no duelo de seis pontos

Por Bruno Trindade
Publicado em 06 de agosto de 2018 | 22:26
 
 
Atlético sofreu muito com as condições do gramado e com a postura do Internacional, que se fechou bem e aproveitou a chance que teve Cristiane Mattos / O TEMPO

Chuva de granizo, poças de água no gramado, queda de energia, duas paralisações e uma ducha de água fria no Atlético e na Massa alvinegra, que compareceu em bom número ao estádio Independência. Sem conseguir criar com eficiência e ameaçar de forma contundente a meta rival, o Galo viu novamente uma desatenção defensiva tirar pontos preciosos do clube nesta edição do Brasileirão. Edenílson, na etapa final, entrou no meio da defesa mineira, bateu na saída do goleiro Victor e deu a vitória ao Colorado por 1 a 0, no Horto, pela 17ª rodada da Série A.

Além da derrota como mandante, o alvinegro caiu para a quinta posição na tabela, com 27 pontos, viu os gaúchos abrirem cinco pontos de vantagem (32) e assumirem a terceira colocação. Ainda sem conseguir reforços para a defesa, Thiago Larghi terá que arrumar uma solução para os recorrentes vacilos da retaguarda atleticana.

Sem jogos no meio da semana, o Galo volta a jogar em casa no domingo, contra o Santos. Já o Colorado volta a atuar fora de casa, na próxima segunda-feira, quando encara o Fluminense, no Maracanã.

O JOGO

O Atlético dominou o início do jogo. Galdezani, Elias, Chará e Luan se movimentavam bastante e conseguiam abrir espaços na defesa rival. Só que faltava um maior capricho no último passe. A ocupação territorial atleticana pouco se refletia em sustos para a meta gaúcha. Galdezani tentou duas vezes, mas errou o alvo. Já Chará vacilou nas assistências, evitando uma sorte melhor na sequência das jogadas. A finalização com real perigo ocorreu apenas aos 12 minutos e foi meio sem querer. O lateral Carlos Gabriel tentou cruzar, a bola encobriu Marcelo Lomba e bateu na parte de cima da rede.

O Internacional estava acuado, era lento na transição para o ataque e quase não incomodava. A preocupação era conter as principais investidas do Galo. Pottker, pela esquerda, era a principal válvula de escape dos visitantes, porém era pouco efetivo nas construções das jogadas de ataque, até porque estava meio isolado.

Os donos da casa seguiram no mesmo ritmo e só voltaram a assustar aos 31 min. Ricardo Oliveira chutou forte, de fora da área, e Lomba fez uma boa defesa. Tentando aumentar a pressão, os mineiros acabaram dando espaços e o Inter quase aproveitou. Aos 34 min, Jonatan Alvez escorou e Pottker chutou colocado. A bola raspou o travessão de Victor.

No segundo tempo, o Atlético tentou promover um abafa sobre o Colorado, mas foi interrompido por uma ducha de água fria. Literalmente. Começou a chover granizo no Independência, fato que fez o árbitro Jailson Freitas interromper o confronto aos 7 minutos. A partida foi reiniciada nove minutos depois. Quando parecia que o embate teria prosseguimento, acabou a luz no estádio. Os jogadores das duas equipes foram para o vestiário. A torcida, com os celulares, fez a festa nas arquibancadas.

Após 15 minutos, a bola voltou a rolar no Horto. Com poças em vários setores do campo, os atletas tiveram que se adaptar à nova realidade do gramado. O duelo, então, ficou aberto, com os dois times buscando o gol. Chará foi o primeiro a levar perigo. Ele chutou forte e Lomba fez uma grande defesa. No rebote, a zaga gaúcha chegou antes de Elias e afastou o perigo.

Os visitantes responderam com Nico López. Por duas vezes, ele esteve com a bola dominada na área atleticana, mas foi travado na hora do chute. O Atlético voltou a levar perigo, desta vez com Maidana. Lomba mandou para escanteio.

Parece que a torcida do Atlético estava prevendo o pior. Quando ela começou a pedir raça da equipe, a defesa vacilou, Patrick deu um passe de peito para o meia Edenilson, que bateu na saída do goleiro Victor.

O Galo tentou buscar o empate, Luan acertou a trave, porém o alvinegro não conseguiu empatar e amargou a derrota diante da sua torcida, que vaiou o time após apito final.