Copa do Brasil

Em sua melhor temporada, Fortaleza tem missão quase impossível contra o Atlético

Time é semifinalista do mata-mata e 3º colocado nos pontos corridos

Por Gabriel Moraes
Publicado em 27 de outubro de 2021 | 06:00
 
 
Arena Castelão, na capital cearense Marlon Costa / Futura Press

Como o jogo de futebol só acaba quando o juiz apita, o Fortaleza ainda tem chances, mesmo que mínimas, de avançar à final da Copa do Brasil – após perder de 4 a 0 em Belo Horizonte, clube encara o Atlético nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, para tentar reverter a enorme vantagem.

Apesar disso, o clube precisa se orgulhar do ano de 2021. Atualmente, time é o 3º colocado na Série A do Campeonato Brasileiro, atrás do próprio Galo e do Palmeiras – se a competição terminasse hoje, esta seria a melhor colocação do clube na história e de um nordestino. Melhor resultado até hoje foi do próprio Leão do Pici, em 2019, com um 9º lugar.

Atual tricampeão cearense, o Fortaleza também nunca chegou tão longe na Copa do Brasil. Após passar por Caxias, Ypiranga, Ceará, CRB e São Paulo, time chega à semifinal diante do Atlético – até perder no Mineirão, estava invicto. Melhor campanha havia sido em 2001, quando parou nas quartas.

Como chega

O Fortaleza chega a este segundo jogo abalado, primeiro pelo resultado na ida, e segundo pelos desfalques: são seis ao todo. No último jogo, contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro, o atacante Robson sofreu uma lesão no pé e está fora; na mesma partida, o principal nome do time, Yago Pikachu machucou o ombro esquerdo e também está vetado.

O meia Lucas Crispim sentiu dores musculares também contra o Furacão, e o zagueiro Tinga ainda se recupera de lesão na coxa esquerda, que o tirou do confronto em BH. O zagueiro Marcelo Benevenuto e o meia Lucas Lima também não podem jogar, mas por terem vestido as camisas de Palmeiras e Botafogo, respectivamente, na competição.

Com isso, o Leão pode ir a campo com: Felipe Alves; Daniel Guedes, Titi e Jussa; Éderson, Felipe, Ronald e Matheus Vargas; David; Wellington Paulista e Romarinho.

Para o jovem e elogiado técnico Juan Pablo Vojvoda, o time vai com o que tem de melhor. "Vamos com o máximo que nós temos para quarta-feira. Enfrentamos todas as partidas com máxima responsabilidade e com máxima motivação, e vamos com o máximo que nós temos para quarta-feira, na Copa do Brasil. Nós fizemos o mesmo com o Campeonato Cearense. Profissional tem que ter essa mentalidade de afrontar cada partida como a mais importante", disse.

Ele ainda destacou a importância que a torcida terá. "Da torcida eu espero o apoio no momento que o time necessita. E do time eu espero essa vontade de sair ao campo para ganhar a partida. Sempre confio nos meus atletas. Em momentos difíceis, eles demonstraram que têm uma mentalidade muito forte. Agora é descansar e pensar em quarta-feira. Partida muito importante para o clube, para elenco e para mim", completou o argentino.

A Arena Castelão terá 50% de capacidade liberada, ou seja, até cerca de 30 mil tricolores podem comparecer no estádio. Caso o Fortaleza vença por quatro gols de diferença, a decisão da vaga será nos pênaltis.