Decisão

Final do Brasileiro Sub-20: Galo pode até empatar com Athletico-PR e ser campeão

Apesar da vantagem, Furacão joga em casa e deve ser um adversário difícil para o Galinho, que venceu o primeiro jogo, em BH, por 2 a 1

Por Giovanna Pires
Publicado em 24 de janeiro de 2021 | 09:00
 
 
Bruno Cantini/Atlético

A grande final do Campeonato Brasileiro Sub-20 é neste domingo, às 20h, no CT do Caju. Atlético e Athletico-PR se enfrentam no jogo de volta da decisão. O Galo tem a vantagem do empate, porque venceu a primeira partida por 2 a 1, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Apesar da vantagem, o Galinho tem desafio duro pela frente. O Furacão tem aproveitamento de quase 90% jogando em casa na competição.

A equipe comandada por Rafael Guanaes jogou 12 vezes no CT do Caju. Foram 10 vitórias, um empate e apenas uma derrota, um aproveitamento de 86% como mandante. Durante a primeira fase do Brasileiro, um dos times que perderam para o Furacão em Curitiba, foi justamente o Galo, por 2 a 0. 

O Galo fez melhor campanha na primeira fase, mas o Athletico-PR conseguiu ser melhor na classificação geral, contando o desempenho nas quartas e semifinais, por isso, decide o título em casa. O time paranaense tem o melhor ataque do Brasileiro com 52 gols, mas o artilheiro da competição é o atacante do Galinho, Guilherme Santos. 

A joia da base atleticana marcou 13 gols até aqui e é um dos principais nomes da equipe de Marcos Valadares. Guilherme sonha em entrar em campo pelo time principal e já teve a oportunidade de estar no banco da equipe de Sampaoli, durante o surto de Covid-19 que atingiu o elenco profissional, em novembro de 2020. O atacante também é o principal garçom da competição com sete assistências.

O Brasileiro Sub-20 não tem o gol fora de casa como critério de desempate, por isso, qualquer vitória pela diferença de um gol (1 a 0, 2 a 1, 3 a 2…) leva a decisão para os pênaltis. Se o segundo jogo terminar em um empate, é o Galinho que levanta a taça.  A final do Brasileirão Sub-20 terá a transmissão do SporTV, Band e CBF TV, pela internet.

Provável Atlético: Gabriel Delfim; Talison, Hiago Ribeiro, Micael e Kevin; Wesley e Giovani; Guilherme Santos, Julio Cesar e Echaporã. 

Provável Athletico-PR: Léo Linck; Luca Caio, Edu, Luan Patrick e Raimar; Kawan, Ramon e João Pedro; Julimar, Jajá e Vinícius Mingotti.