Retrospecto

Galo nunca conseguiu inverter derrota por três gols de diferença

Atlético perdeu para o Unión, da Argentina, por 3 a 0, na partida de ida pela Sul-Americana e precisa repetir o marcador para, ao menos, levar a decisão para os pênaltis

Por Thiago Nogueira
Publicado em 19 de fevereiro de 2020 | 06:30
 
 
Galo tomou 3 a 0 na Argentina e ficou em situação difícil para o jogo de volta, em BH JOSE ALMEIDA / AFP

Para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana, o Atlético, que perdeu a partida de ida para o Unión, da Argentina, por 3 a 0, tem a difícil missão de devolver o marcador na quinta-feira para, ao menos, levar a disputa para os pênaltis. Inverter a desvantagem do primeiro jogo não é algo fácil para o Galo, como mostra o retrospecto da equipe no recorte dos últimos cinco anos em disputas mata-matas em Copas.

Em sete confrontos nesse período, o alvinegro só conseguiu a reviravolta duas vezes: diante do Paraná Clube, na Copa do Brasil de 2017, e contra o Unión La Calera, do Chile, na Sul-Americana do ano passado. As viradas, no entanto, foram possíveis porque o time tinha perdido apenas por um gol de diferença (veja abaixo os resultados do período). A missão da vez é pior: o Unión tem três gols de frente e se classifica até se perder por dois de diferença.

Em 2019, o Atlético passou por situação semelhante ao perder o jogo de ida das quartas da Copa do Brasil para o rival Cruzeiro, por 3 a 0, no Mineirão. Por causa do placar elástico, a vitória de 2 a 0 no Horto não foi suficiente. Em dez oportunidades em seus 111 anos de história, o time nunca conseguiu reverter a vantagem depois de perder o primeiro duelo por três gols de diferença no placar.

Épicas

As viradas sobre Corinthians e Flamengo na campanha do título da Copa do Brasil de 2014 são históricas. Na ocasião, o Galo perdeu os duelos de ida por 2 a 0, mas as vitórias por 4 a 1 no Mineirão serviram para ele avançar de fase. No título da Libertadores de 2013, o alvinegro também perdeu os jogos de ida contra Newell's Old Boys e Olimpia, devolvendo o placar na volta e vencendo nos pênaltis.

Mata-matas mais recentes:

2016

Copa Libertadores – quartas de final

São Paulo 1 x 0 Atlético

Atlético 2 x 1 São Paulo

*Galo eliminado pelo critério de gol qualificado

Copa do Brasil - final

Atlético 1 x 3 Grêmio

Grêmio 1 x 1 Atlético

2017

Copa Libertadores - oitavas de final

Jorge Wilstermann 1 x 0 Atlético

Atlético 0 x 0 Jorge Wilstermann

Copa do Brasil - oitavas de final

Paraná 3 x 2 Atlético

Atlético 2 x 0 Paraná

2019

Sul-Americana - 2ª fase

Unión La Calera-CHI 1 x 0 Atlético

Atlético 1 x 0 Unión La Calera-CHI

*Galo venceu nos pênaltis por 3 x 0

Copa do Brasil - quartas de final

Cruzeiro 3 x 0 Atlético

Atlético 2 x 0 Cruzeiro

Sul-Americana - semifinal

Colón-ARG 2 x 1 Atlético

Atlético 2 x 1 Colón-ARG

*Galo foi derrotado nos pênaltis por 4 x 3